Tratamento de sementes de Avena sativa l. com zinco: qualidade fisiológica e desempenho inicial de plantas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1131Palavras-chave:
Aveia branca, Vigor, Germinação, Crescimento de plantas.Resumo
A produção e a qualidade fisiológica das sementes estão diretamente associadas a uma boa disponibilidade de nutrientes na lavoura. A produção de sementes em áreas com deficiência de zinco, pode gerar sementes com baixo conteúdo e concentração deste micronutriente, logo as plântulas são menos vigorosas podendo refletir em baixo rendimento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência do recobrimento de sementes de aveia branca com zinco na qualidade fisiológica das sementes e no crescimento inicial de plantas. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 2 X 5, sendo dois produtos (Teprosyn™ Zn e Quimifol seed 78®) e cinco doses (0, 100, 200, 300 e 400 mL do produto 100 kg-1 de semente) com quatro repetições. A qualidade fisiológica das sementes tratadas foi avaliada pelos testes de primeira contagem de germinação, germinação e envelhecimento acelerado. Para o crescimento inicial das plantas foram avaliadas as variáveis altura de planta, área foliar e matéria seca de plantas, sendo que com os dados de área foliar e matérias seca das plantas calculou-se as taxas de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR) e taxa assimilatória líquida (TAL), sendo as mesmas mensuradas em três períodos (10, 20 e 30 DAE). Os produtos Teprosyn™ Zn e Quimifol seed 78® podem ser usados no tratamento de sementes até as doses de 100 e 200 mL 100 kg-1 de sementes respectivamente, sem prejudicar a qualidade fisiológica das sementes. O produto Teprosyn™ Zn com 17 g L-1 de nitrogênio e 600 g L-1 de zinco, a partir da dose de 200 mL 100 kg-1 de sementes, 30 dias após a emergência, apresenta menor crescimento de planta e área foliar, comparativamente a dose de máxima eficiência técnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.