Tratamento de sementes de Avena sativa l. com zinco: qualidade fisiológica e desempenho inicial de plantas

Autores

  • Sandro de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Lizandro Ciciliano Tavares Universidade Federal de Pelotas
  • Elisa Souza Lemes Universidade Federal de Pelotas
  • André Pich Brunes Universidade Federal de Pelotas
  • Igor Leitzke Dias Universidade Federal de Pelotas
  • Géri Eduardo Meneghello Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1131

Palavras-chave:

Aveia branca, Vigor, Germinação, Crescimento de plantas.

Resumo

A produção e a qualidade fisiológica das sementes estão diretamente associadas a uma boa disponibilidade de nutrientes na lavoura. A produção de sementes em áreas com deficiência de zinco, pode gerar sementes com baixo conteúdo e concentração deste micronutriente, logo as plântulas são menos vigorosas podendo refletir em baixo rendimento. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a influência do recobrimento de sementes de aveia branca com zinco na qualidade fisiológica das sementes e no crescimento inicial de plantas. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, em um esquema fatorial 2 X 5, sendo dois produtos (Teprosyn™ Zn e Quimifol seed 78®) e cinco doses (0, 100, 200, 300 e 400 mL do produto 100 kg-1 de semente) com quatro repetições. A qualidade fisiológica das sementes tratadas foi avaliada pelos testes de primeira contagem de germinação, germinação e envelhecimento acelerado. Para o crescimento inicial das plantas foram avaliadas as variáveis altura de planta, área foliar e matéria seca de plantas, sendo que com os dados de área foliar e matérias seca das plantas calculou-se as taxas de crescimento da cultura (TCC), taxa de crescimento relativo (TCR) e taxa assimilatória líquida (TAL), sendo as mesmas mensuradas em três períodos (10, 20 e 30 DAE). Os produtos Teprosyn™ Zn e Quimifol seed 78® podem ser usados no tratamento de sementes até as doses de 100 e 200 mL 100 kg-1 de sementes respectivamente, sem prejudicar a qualidade fisiológica das sementes. O produto Teprosyn™ Zn com 17 g L-1 de nitrogênio e 600 g L-1 de zinco, a partir da dose de 200 mL 100 kg-1 de sementes, 30 dias após a emergência, apresenta menor crescimento de planta e área foliar, comparativamente a dose de máxima eficiência técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Lizandro Ciciliano Tavares, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Elisa Souza Lemes, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

André Pich Brunes, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Sementes. Universidade Federal de Pelotas, UFPel, Pelotas, RS.

Igor Leitzke Dias, Universidade Federal de Pelotas

Discente do Curso de Graduação em Agronomia da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, UFPel, Pelotas, RS.

Géri Eduardo Meneghello, Universidade Federal de Pelotas

Dr. em Ciência e Tecnologia em Sementes, UFPel, Pelotas, RS.

Downloads

Publicado

2014-06-23

Como Citar

Oliveira, S. de, Tavares, L. C., Lemes, E. S., Brunes, A. P., Dias, I. L., & Meneghello, G. E. (2014). Tratamento de sementes de Avena sativa l. com zinco: qualidade fisiológica e desempenho inicial de plantas. Semina: Ciências Agrárias, 35(3), 1131–1142. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1131

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.