Aplicação de silício via solo no rendimento e na qualidade fisiológica de sementes de soja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3029Palavras-chave:
Glycine max (L. Merrill), Nutrição, Produtividade, Viabilidade.Resumo
A utilização de sementes de qualidade, a equilibrada nutrição das plantas e a adoção de técnicas adequadas de cultivo são fundamentais para o sucesso da lavoura. O uso de silício (Si) é uma tecnologia limpa do ponto de vista ambiental, que pode conferir vários benefícios para as plantas como estimular o crescimento e a produção vegetal, proporcionar maior tolerância das plantas ao ataque de insetos e doenças, reduzira transpiração e aumentar a taxa fotossintética e, proteger contra estresses abióticos. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da aplicação de Si oriundo da cinza de casca de arroz carbonizada, via solo, nas características agronômicas, na produtividade e na qualidade fisiológica das sementes de cultivares de soja. O experimento foi conduzido em vasos de 18 L preenchidos com solo, sob o delineamento experimental de blocos casualizados, com quatro repetições. As cultivares de soja utilizadas foram BMX Turbo RR e NA 5909 RR, cultivadas sob cinco doses de silício via solo (0, 1, 2, 3, e 4 t ha-1). Foram avaliadas as características agronômicas e o rendimento de sementes (número total de legumes nos ramos, número total de sementes nos ramos, número total de legumes na haste principal, número total de sementes na haste principal, número total de legumes por planta, número total de sementes por planta, massa de sementes por planta e massa de 1000 sementes). A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada pelos testes de germinação e de vigor (primeira contagem da germinação, teste de frio, envelhecimento acelerado, comprimento da parte aérea e da raiz). A aplicação de silício via solo é benéfico para a cultura da soja, melhorando as principais características agronômicas (número total de legumes nos ramos, número total de sementes nos ramos, número total de legumes por planta, massa de sementes por planta) e aumentando o rendimento de sementes por planta na cultivar de soja BMX Turbo RR. A massa de mil sementes é influenciada positivamente até a dose de 1,67 t ha-1 para a cultivar BMX Turbo RR e até a dose de 2,32 t ha-1 para a cultivar NA 5909 RR. O vigor das sementes da cultivar BMX Turbo RR é incrementada com o uso de silício via solo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.