Formas de ureia e doses de nitrogênio em cobertura no desempenho agronômico de genótipos de trigo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p621Palavras-chave:
Triticum aestivum L., Inibidor de uréase, Ureia protegida, Adubação nitrogenada.Resumo
O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de adubação nitrogenada em cobertura, provenientes de diferentes formas de ureia, em genótipos de trigo, no sistema de semeadura direta. Os genótipos de trigo desenvolvidos pela EMBRAPA (cultivares BRS 208 e BRS Pardela e linhagem IWT 04008) foram avaliados em três experimentos independentes em Ponta Grossa-PR na safra de 2008. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em esquema fatorial 3 x 4, com quatro repetições. Avaliou-se três formas de ureia (ureia convencional, ureia com inibidor de urease e ureia protegida) com quatro doses de N (0, 40, 80 e 120 kg ha-1) aplicadas em cobertura no início do perfilhamento. O incremento das doses de N em cobertura, independentemente da forma de ureia utilizada, favorece a massa seca da folha bandeira, o número de espigas m-2 e a produtividade, porém reduz o peso do hectolitro. A forma de ureia aplicada em cobertura não interfere nas características agronômicas dos genótipos avaliados. Os cultivares BRS 208 e BRS Pardela foram os mais produtivos e apresentaram grãos com maior teor de N que a linhagem IWT 04008.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.