Adubação nitrogenada nos teores de compostos secundários em cultivares de mandioca industrial
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1015Palavras-chave:
Ácido caféico, Ácido p-cumárico, Ácido ferúlico, Compostos de defesas, Manihot esculenta, Rutina.Resumo
A produção de substâncias químicas é uma estratégia de defesa das plantas ao ataque de insetos praga. A síntese de compostos secundários em plantas é influenciada pelo genótipo e pelo manejo cultural, como o uso de fertilizantes nitrogenados. Deste modo, o trabalho tem como objetivo avaliar o efeito de doses de nitrogênio sobre a produção de compostos secundários em duas cultivares industriais de mandioca ao longo do tempo. O experimento foi realizado em casa de vegetação semiclimatizada (25°±5°C) da Embrapa Soja em Londrina/PR, com cultivo das plantas em vasos (4 litros), em esquema fatorial 2x4x3, com cinco repetições. Foram utilizados dois cultivares de mandioca industrial (Baianinha e Caiuá) e quatro doses de nitrogênio (0, 30, 60 e 90 kg ha-1), com avaliações aos 15, 30 e 45 dias após a adubação. A adubação nitrogenada foi realizada com ureia, 50 dias após a brotação das manivas. Nas folhas apicais foram avaliados os teores de rutina e de ácidos caféico, p-cumárico e ferúlico em cromatógrafo líquido de alto desempenho (HPLC). Foram realizadas análises exploratórias com os dados das variáveis e verificado os pressupostos para a Análise de Variância (ANOVA) como a independência e normalidade dos erros, homogeneidade de variâncias dos tratamentos e não-aditividade do modelo (SHAPIRO; WILK, 1965; PARENTE, 1984; BURR; FOSTER, 1972; TUKEY, 1949), respectivamente. Após estes testes foram realizadas as Anovas e os testes de comparações múltiplas de médias por Tukey (p ? 0,05), (STEEL; TORRIE, 1960). Para os dados quantitativos referentes as doses de N foi realizada análises de regressão. A cultivar Caiuá acumulou maior teor de ácido ferúlico. O teor de ácido caféico diminui ao longo do tempo após a aplicação de N em ambas cultivares. O teor de rutina nas cultivares de mandioca Baianinha e Caiuá não foi influenciada o com acréscimo das doses de nitrogênio. Na dose de 90 kg ha-1 as cultivares apresentam menor teor de ácido p-cumárico após os 30 dias.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.