Desempenho agronômico e componentes da produção de cultivares de soja em duas épocas de semeadura no arenito caiuá
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n3p945Palavras-chave:
Glycine max produtividade, Ciclo, Região do Arenito Caiuá.Resumo
O objetivo foi avaliar o desempenho agronômico e os componentes da produção de cultivares de soja (Glycine max (L.) Merrill) em duas épocas de semeadura e três safras na região do Arenito Caiuá. As cultivares avaliadas foram BRS 255 RR, CD 202, CD 214 RR, BRS 232, BRS 246 RR, CD 208, BRS 262 e CD 218 em três anos agrícolas (2005/2006, 2006/2007 e 2007/2008) e duas épocas de semeadura (27/10 e 10/11). Os ensaios foram dispostos no delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições. As características agronômicas e os componentes de produção avaliados foram: número de dias para maturação, altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, massa de cem sementes e produtividade de grãos. A primeira época de semeadura favoreceu o aumento do ciclo de praticamente todas as cultivares nos três anos agrícolas, em comparação com a segunda época. Para todas as cultivares avaliadas a altura de inserção da primeira vagem ficou abaixo do valor recomendado para colheita mecânica para as duas épocas em todas as safras, com exceção da segunda época de semeadura no primeiro ano agrícola. A massa de cem sementes e a produtividade de grãos foram superiores no primeiro ano agrícola. A cultivar BRS 246 RR foi a mais produtiva em ambas as épocas de semeadura no primeiro ano agrícola. As cultivares de ciclo mais longo e épocas de semeadura mais tardias favorecem o desempenho produtivo da soja na região do Arenito Caiuá.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.