Desempenho de duas linhagens comerciais de frangos de corte criadas em diferentes tipos de alojamentos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.1995v16n1p121Palavras-chave:
Alojamentos, Frangos de corte, Linhagens comerciais.Resumo
Este experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o consumo de ração (CR), ganho de peso (GP), conversão alimentar (CA), índice de eficiência produtiva (IEP) e produção por unidade de área (PUA) em três períodos: I (1-28 dias), II (29-45 dias) e Total (1-45 dias), e viabilidade nos períodos I e II, de duas linhagens comerciais de frangos de corte (Arbor Acres (A) e Hubbard (H)) criadas em 3 tipos de alojamentos (1-Boxes; 2-Baterias Metálicas e 3-Barracão), em um esquema fatorial 2x3. Em todos os alojamentos a densidade foi de 12 aves/m2. Foram utilizadas 468 aves alimentadas com ração comercial contendo 22% e 19% de Proteína Bruta nos períodos I e II, respectivamente. Houve influência significativa das linhagens sobre o CR nos três períodos estudados com as maiores médias sendo observadas para a linhagem H. O GP, IEP e PUA, nos períodos I e Total também foram afetados pelas diferenças entre linhagens, sendo as médias da linhagem A significativamente inferiores às médias da linhagem H. Os diferentes tipos de alojamento influenciaram significativamente o CR e o GP nos períodos I, II e Total. As características CA nos períodos I e Total, e IEP e PUA também foram significativamente influenciadas pelos diferentes tipos de alojamento. As interações linhagens x alojamentos não influíram significativamente sobre nenhuma das características estudadas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.