Volumosos na alimentação de vacas da raça Holandês em condições experimentais no Brasil - Metanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2749

Palavras-chave:

Consumo, Digestibilidade, Fibra, Leite, Saccharum officinarum, Zea mays.

Resumo

Objetivou-se avaliar a composição, consumo e digestibilidade da dieta, bem como produção e composição do leite em função da fonte de volumoso utilizado nas dietas das vacas da raça Holandês confinadas em condições experimentais no Brasil, por meio de metanálise. Neste estudo, a base de dados ficou composta de 109 experimentos, com 424 tratamentos, envolvendo 3.903 vacas em lactação da raça Holandês, informações oriundas de publicações compreendidas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2015. Os dados foram avaliados pela análise de variância, considerando a distribuição das variáveis resposta. Dietas com uma única fonte de volumoso que não a silagem de milho apresentaram consumo voluntário, produção e composição do leite inferior as dietas baseadas em silagem de milho e na combinação de dois volumosos em função da reduzida digestibilidade dos nutrientes. As dietas a base de silagem de milho destacam-se pela eficiência na produção e composição do leite. A utilização de dieta baseadas na combinação de dois volumosos assemelham-se em produção e composição do leite com as dietas a base de silagem de milho, enquanto que as dietas com uma única fonte de volumoso que não a silagem de milho, mesmo com maior proporção de concentrado, apresenta consumo, produção de leite e eficiência alimentar inferiores em função do menor aproveitamento dos nutrientes. Dietas a base de silagem de milho permitem maior proporção de volumoso na dieta em função da densidade energética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dileta Regina Moro Alessio, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Profa, Área Ciências Exatas e Ambientais, Universidade Comunitária da Região de Chapecó, UNOCHAPECO, Chapecó, SC, Brasil.

João Pedro Velho, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Associado, Departamento de Zootecnia e Ciências Biológicas, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Campus de Palmeira das Missões, Palmeira das Missões, RS, Brasil.

Vicente Celestino Pires Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Prof. Associado, Departamento de Extensão Rural e Desenvolvimento, UFSM, Campus de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Deise Aline Knob, Universidade do Estado de Santa Catarina

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, UDESC/CAV, Lages, SC, Brasil.

Marcos Busanello, Universidade de São Paulo

Discente de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo, ESALQ/USP, Piracicaba, SP, Brasil.

Antônio Augusto Cortiana Tambara, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha

Prof., Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha, Câmpus de São Vicente do Sul, São Vicente do Sul, RS, Brasil.

André Thaler Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Prof. Titular, Departamento de Produção Animal e Alimentos, Ciência Animal, UDESC/CAV, Lages, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-11-30

Como Citar

Alessio, D. R. M., Velho, J. P., Silveira, V. C. P., Knob, D. A., Busanello, M., Tambara, A. A. C., & Thaler Neto, A. (2018). Volumosos na alimentação de vacas da raça Holandês em condições experimentais no Brasil - Metanálise. Semina: Ciências Agrárias, 39(6), 2749–2760. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2749

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.