Volumosos na alimentação de vacas da raça Holandês em condições experimentais no Brasil - Metanálise
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2749Palavras-chave:
Consumo, Digestibilidade, Fibra, Leite, Saccharum officinarum, Zea mays.Resumo
Objetivou-se avaliar a composição, consumo e digestibilidade da dieta, bem como produção e composição do leite em função da fonte de volumoso utilizado nas dietas das vacas da raça Holandês confinadas em condições experimentais no Brasil, por meio de metanálise. Neste estudo, a base de dados ficou composta de 109 experimentos, com 424 tratamentos, envolvendo 3.903 vacas em lactação da raça Holandês, informações oriundas de publicações compreendidas entre janeiro de 2000 e dezembro de 2015. Os dados foram avaliados pela análise de variância, considerando a distribuição das variáveis resposta. Dietas com uma única fonte de volumoso que não a silagem de milho apresentaram consumo voluntário, produção e composição do leite inferior as dietas baseadas em silagem de milho e na combinação de dois volumosos em função da reduzida digestibilidade dos nutrientes. As dietas a base de silagem de milho destacam-se pela eficiência na produção e composição do leite. A utilização de dieta baseadas na combinação de dois volumosos assemelham-se em produção e composição do leite com as dietas a base de silagem de milho, enquanto que as dietas com uma única fonte de volumoso que não a silagem de milho, mesmo com maior proporção de concentrado, apresenta consumo, produção de leite e eficiência alimentar inferiores em função do menor aproveitamento dos nutrientes. Dietas a base de silagem de milho permitem maior proporção de volumoso na dieta em função da densidade energética.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.