Produção de trigo duplo propósito com diferentes doses de adubação nitrogenada em cobertura
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n2p1091Palavras-chave:
Carne, Fertilidade, Grão, Integração Lavoura-Pecuária, Leite, Pastagem.Resumo
Atualmente, é estimulada a prática de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) como forma de incrementar a geração de divisas para o Brasil. Os sistemas integrados melhoram a eficiência de uso da terra, bem como preservam, recuperam e/ou incrementam a fertilidade do solo. Objetivou-se avaliar a produção e a composição bromatológica de trigo duplo propósito (TDP) manejado sob pastejo com diferentes doses de nitrogênio em cobertura (DAN): 0, 75, 150, 225 e 300 Kg de N ha-1, sob a forma de nitrato de amônia. Utilizou-se delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições. A produção de forragem e os teores de proteína bruta (P=0,001) e proteína insolúvel em detergente ácido aumentaram (P=0,0054) linearmente, em função das DAN. O teor de proteína bruta (P=0,0001) impactou sobre as estimativas de carboidratos totais e de carboidratos não fibrosos, mas não influenciou (P=0,0186) os teores de fibra em detergente neutro corrigidas para cinzas e proteínas contribuindo para manutenção dos teores de conteúdo celular. A produção de grãos P=(0,0001) e o número de grãos por espigas diferiram (P=0,0001), em função das DAN, aumentando o número de flores férteis. A adubação nitrogenada em cobertura altera a produção de forragem, a composição bromatológica e a produção de grãos de trigo duplo propósito submetido à pastejo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.