Aplicação de subdoses hormonais no acuponto Hou Hai em protocolos de sincronização de estro em caprinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1135Palavras-chave:
Farmacopuntura, Hormônio, Pequenos ruminantes.Resumo
Objetivou-se avaliar a eficácia de subdoses hormonais no acuponto Hou Hai na sincronização de estro em cabras. Sessenta e nove fêmeas receberam esponjas intravaginais com 60mg de acetato de medroxiprogesterona por sete dias, e distribuídas aleatoriamente em três tratamentos: T1 (n = 23): aplicação de 125 µg de PGF2 ? no sexto dia (D6) e 300UI de eCG no sétimo dia (D7), ambos por via intramuscular (IM); T2 (n=23) e T3 (n=23): receberam 37,5 µg de PGF2 ? no D6 e 90UI de eCG no D7, aplicados no acuponto Hou Hai e em falso acuponto (IM), respectivamente. As cabras foram submetidas ao protocolo hormonal e monitoradas para realização das coberturas e avaliação de parâmetros reprodutivos. Os dados foram submetidos à análise de normalidade, seguido dos testes estatísticos adequados para cada variável. Obteve-se maior número de cabras em estro nos tratamentos um (T1=100%) e três (T3=91,3%) (p < 0,05). Não houve diferença (p > 0,05) para os intervalos da retirada da esponja ao início (35,9h) e final (59,8h) do estro, bem como para a duração do estro (24,7h), taxa de gestação aos 30 (77%) e 60 (76,7%) dias, e prolificidade (1,9). O uso de subdoses de PGF2? e de eCG aplicados no acuponto Hou Hai ou em falso acuponto foram eficientes na sincronização de estro em caprinos, com base na taxa de gestação e prolificidade dos animais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.