Correlação entre o consumo e a deposição de ácidos graxos em bovinos suplementados com glicerina de baixa pureza em pastagens
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p3269Palavras-chave:
Biodiesel, Bovinos de corte, Glicerol, Lipídios, Pasto.Resumo
Objetivou-se determinar a correlação linear existente entre os ácidos graxos consumidos e depositados no músculo Longissimus dorsi de 35 bovinos machos não castrados, mestiços, com predominância da raça Nelore, com peso inicial médio de 428,0 ± 32,11 kg, terminados em pastagem de Brachiaria decumbens cv. Basilisk. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com cinco dietas e sete animais por dieta durante 74 dias. As dietas consistiram de níveis de inclusão da glicerina (0, 3, 6, 9 e 12%) na matéria seca (MS). Os animais foram pesados a cada 28 dias para avaliação do ganho de peso médio diário (GMD) e ajuste das dietas. Amostras do capim Brachiaria decumbens, dos suplementos, assim como do músculo Longissimus dorsi foram analisadas para avaliação do perfil de ácidos graxos. A correlação foi realizada estimando-se os coeficientes de correlação linear de Pearson. Os resultados encontrados demonstram a existência de correlações entre os ácidos graxos consumidos com aqueles depositados no músculo dos animais. As correlações observadas modificaram o perfil dos ácidos graxos da carne com redução da concentração dos ácidos graxos monoinsaturados e aumento da concentração dos ácidos graxos da série ? – 6, assim como da razão entre os ácidos graxos da série ? - 6 e ? - 3. Não foram verificadas correlações com os ácidos graxos hipercolesterêmicos (láurico, miristico e palmítico) do músculo dos bovinos suplementados com glicerina de baixa pureza.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.