Eficiência técnica e econômica de diferentes métodos de pesagem de bovinos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n3p1167Palavras-chave:
Automação, Bovinocultura, Manejo de animais, Morfometria, Zootecnia de precisão.Resumo
Objetivou-se avaliar a eficiência técnica e econômica da implantação e utilização de diferentes métodos de pesagem de bovinos e desenvolver equações matemáticas que permitam estimar o ponto de equilíbrio para utilização do método eletrônico de pesagem, ou seja, estimar a partir de quantos animais é viável economicamente a aquisição e utilização da balança eletrônica. A pesquisa foi realizada no setor de gado de corte, em regime de confinamento, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, IFSUL DE MINAS-Campus Muzambinho, no período de julho a dezembro de 2014. Foram avaliados dois métodos de pesagem de bovinos: balança eletrônica e fita métrica, sendo essa nas modalidades fita barimétrica para gado de leite e fita barimétrica para gado de corte e fita métrica convencional com conversão de centímetro em peso vivo (PV), utilizando-se tabela específica para essa finalidade. Cada método foi aplicado em 33 animais, identificados com brincos plásticos auriculares, das raças Nelore, Senepol, Girolando e Red-angus, com diferentes faixas etárias (0 a 1; 1 a 2; 2 a 3 anos), sendo realizadas 402 pesagens. O tempo necessário para pesagem dos animais pelo método balança eletrônica foi o mais rápido, seguido pela fita barimétrica e fita métrica convencional com conversão de centímetro em tabela de PV. O método que apresentou maior eficiência técnica, em função de não ter apresentado erro e menor tempo gasto na pesagem dos animais, foi a balança eletrônica. No entanto, o custo da utilização deste equipamento foi o mais alto, principalmente em função do valor de sua aquisição. As equações matemáticas desenvolvidas auxiliam os técnicos e pecuaristas a estimar, com precisão e considerável rapidez, a quantidade mínima de animais que devem compor um sistema de produção para tornar economicamente viável a adoção do método eletrônico de pesagem animal.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.