Efeito da cobertura do galpão e da torta de babaçu nas rações sobre as características produtivas de codornas de corte
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4p2001Palavras-chave:
Coturnicultura, Instalações, Ingrediente alternativo, Telhado.Resumo
Objetivou-se avaliar os efeitos do tipo de cobertura do galpão (TC) e da inclusão da torta de babaçu nas rações (TB), sobre as características produtivas de codornas de corte dos 14 aos 28 e dos 14 aos 40 dias de idade. Foram utilizadas 896 codornas de linhagem de corte. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4x4, sendo quatro tipos de coberturas nos galpões (fibrocimento, cerâmica, palha e fibrocimento pintado) e quatro rações (0, 5, 10 e 15% de inclusão de torta de babaçu). As variáveis de desempenho avaliadas dos 14 aos 28 e dos 14 aos 40 dias foram: consumo de ração (CR; g/ave), ganho de peso médio (GP; g/ave), conversão alimentar (CA; g/g), peso vivo médio aos 28 dias (PM28; g/ave); peso vivo médio aos 40 dias (PM40; g/ave) e eficiência energética (EF; g/Mcal) e após o abate no 40º dia, foi obtido o peso da carcaça (PC) e o rendimento (%) de carcaça (RC) de peito (RP), pernas (RPN) e asas (RASA), bem como os pesos relativos do coração (PRC), fígado (PRF), moela (PRM) e intestino (PRI). Para comparar a eficiência econômica entre as rações experimentais determinou-se o custo com alimentação por kg de carcaça (CC) e a margem bruta (MB). No período de 14 a 28 dias observou-se que o TC influenciou (P < 0,05) o CR28, GP28 e o PM28 das codornas. A TB não afetou (P > 0,05) o CR28, mas melhorou linearmente o GP28, a CA28, o PM28 e a EF28. No período de 14 a 40 dias observou-se que o TC influenciou (P < 0,05) o GP40, a CA40, o PM40 e a EF40 das codornas e a TB aumentou de forma quadrática o CR40, GP40 e o PM40. Não houve efeito de TC e TB no PC, RP, RASA, RPN, PRC, PRF, PRI, entretanto a TB influenciou o PRM, que aumentou linearmente com a inclusão de TB. Concluiu-se que a cobertura de cerâmica proporciona melhores condições ambientais em relação às demais coberturas. A inclusão de TB melhorou as características de desempenho sendo tecnicamente viável a inclusão de até 15% nas rações de codornas de corte. Com base na análise de custo atual, a inclusão de TB é economicamente inviável.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.