Características produtivas de frangos de corte: efeito da linhagem e sexo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n2p731Palavras-chave:
Avicultura, Linhagens, Rendimento de carcaça.Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho das linhagens de frangos de corte (Cobb 500, Ross 308 e Hubbard Flex) criadas em clima quente. Temperatura ambientais acima do conforto térmico desencadeiam respostas dos animais para a manutenção da homeotermia em detrimento do desempenho produtivo. Foram utilizados 2160 aves, de ambos os sexos, distribuídas em delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3 x 2 (linhagem e sexo) com seis repetições de 60 aves cada. Foi avaliado o consumo de ração (CR), ganho de peso (GP), conversão alimentar (CA) e peso vivo (PV), nos períodos de 1 a 7, 1 a 21, 1 a 28, 1 a 42 e 1 a 49 dias. Aos 42 e 49 dias foram avaliados o peso de carcaça (CAR), rendimento de carcaça (RC), rendimento de peito (RP), rendimento de coxa (RCX) e rendimento de sobrecoxa (RSC). As linhagens diferiram em PV e GP na maioria dos períodos, com destaque para as aves da linhagem Cobb no período pré-inicial (1 a 7 dias) e as aves Hubbard nos dois últimos períodos. Com exceção à fase pré-inicial em que não houve influência das linhagens sobre a CA, as aves Hubbard apresentaram a melhor CA, sendo esta no período de 1 a 49 dias semelhante às aves Cobb. Independente da linhagem, os machos apresentaram desempenho superior em relação às fêmeas. Aos 42 dias as aves Cobb apresentaram RP superior às demais linhagens, sendo o melhor RCX apresentado pelas aves Ross e Hubbard. Aos 49 dias as linhagens Cobb e Ross apresentaram o melhor RP, sendo o maior RSC exibido pela linhagem Hubbard. Os machos tiveram valores superiores nos rendimentos de corte, com exceção no RP em que as fêmeas demonstraram melhores resultados.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.