Desempenho agronômico de pessegueiro Maciel sobre diferentes porta-enxertos
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n3p1217Palavras-chave:
Comportamento vegeto-produtivo, Fitoquímicos, Qualidade de frutos, Prunus persica (L.), Batsch.Resumo
O porta-enxerto influencia o desempenho agronômico de plantas frutíferas. Porém, em pessegueiro, especialmente para as cultivares produzidas no Brasil, essa relação não está bem elucidada. Por isso, propôs-se avaliar o desempenho de oito porta-enxertos ‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’, ‘Okinawa’, ‘Umezeiro’, ‘Tsukuba’ e ‘Seleção Viamão’ sob pessegueiros da cultivar ‘Maciel’, plantados em 2006, e avaliados nas safras 2014/2015 e 2015/2016. As variáveis avaliadas a campo foram fenologia da floração, diâmetro de tronco, volume de copa, número de frutos e produtividade. Nos frutos avaliou-se a massa, o diâmetro, a coloração, a firmeza de polpa, a concentração de sólidos solúveis totais, a acidez titulável, a concentração de compostos fenóis totais, de carotenóides totais e a atividade antioxidante. Os porta-enxertos ‘Aldrighi’ e ‘Nemaguard’ anteciparam o início da floração em 2014 e no ano de 2015 os porta-enxertos induziram desuniformidade na floração dos pessegueiros. O porta-enxerto ‘Umezeiro’ induz menor vigor, diâmetro de tronco e volume de copa. Os porta-enxertos ‘Aldrighi’, ‘Capdeboscq’, ‘Flordaguard’, ‘Nemaguard’ e ‘Tsukuba’ induziram bons índices produtivos. A coloração dos frutos, firmeza de polpa e a concentração de sólidos solúveis, fenóis totais, atividade antioxidante e carotenóides totais foram influenciados pelo porta-enxerto e pela safra.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.