Desempenho aerodinâmico de perfis NACA de quatro dígitos em aerogeradores de pequeno porte para a agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1227Palavras-chave:
Energia eólica, Perfil aerodinâmico, Aerogerador de pequeno porte.Resumo
No Brasil existem muitos locais que não são têm acesso a energia elétrica, principalmente em áreas rurais de agricultura familiar. Isto tem acentuado a importância da utilização de fontes de energia renováveis, como a energia eólica. Este trabalho consistiu no projeto, construção e teste de campo de duas pequenas turbinas eólicas de três pás, utilizando dois perfis aerodinâmicos diferentes. O objetivo foi comparar a influência destes perfis no desempenho aerodinâmico das turbinas. Com a Teoria do Momento do Elemento de Pá (BEM), duas turbinas eólicas de pequeno porte foram projetadas e construídas, tento como diferencial os perfis aerodinâmicos utilizados em sua seção: NACA 0012 (simétrico) e 4412 (cambado). Os resultados obtidos em campo, depois de analisados através de métodos estatísticos apropriados, demonstraram que os desempenhos das turbinas são similares em faixas de rotação próximas à de projeto (?=5). No entanto, em rotações abaixo e acima do projetado o perfil NACA 4412 tem desempenho superior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.