Gráficos de probabilidade normal para avaliação de mecanismos de distribuição de sementes em semeadoras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n2p507Palavras-chave:
Semeadoras de precisão, Métodos gráficos, Distribuição de sementes.Resumo
Atualmente grande ênfase é dada para mecanismos dosadores de sementes, que devem atender exigências cada vez maiores em relação à qualidade de distribuição longitudinal, principalmente em relação ao índice de falhas, quebras e duplas. A avaliação destas variáveis demanda muito tempo e trabalho, tanto para obtenção de dados como para processamento. O objetivo deste trabalho foi propor a utilização de gráficos de probabilidade normal para facilitar o tratamento dos dados relativos aos fatores que possivelmente influem na qualidade de distribuição e diminuir o tempo de processamento dos dados de distribuição das sementes em semeadoras. A metodologia de avaliação constitui-se na medida dos espaçamentos entre sementes e contagem de sementes quebradas, espaçamentos falhos e sementes duplas. Foram realizados experimentos por meio de combinações de tratamentos cujos fatores de variação foram: o nível de sementes no reservatório, o nivelamento transversal da semeadora, a velocidade de deslocamento e a dosagem de sementes. Uma avaliação de semeadora provida de anel interno rotativo foi realizada em duas partes primeiramente com experimentos para construção dos gráficos de probabilidade normal e posteriormente em experimentos com maior amostragem de sementes para avaliação da influência dos fatores mais importantes detectados pelos gráficos de probabilidade normal. Verificou-se que a quantidade de dados necessários para a avaliação da semeadora é menor por meio da utilização dos gráficos de probabilidade normal, pois estes possibilitam priorizar os fatores significativos. A dosagem de sementes foi o fator que mais interferiu nas avaliações propostas, pois o fator (D) obteve maior significância.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.