Desempenho aerodinâmico de perfis NACA de quatro dígitos em aerogeradores de pequeno porte para a agricultura familiar
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n3p1227Palavras-chave:
Energia eólica, Perfil aerodinâmico, Aerogerador de pequeno porte.Resumo
No Brasil existem muitos locais que não são têm acesso a energia elétrica, principalmente em áreas rurais de agricultura familiar. Isto tem acentuado a importância da utilização de fontes de energia renováveis, como a energia eólica. Este trabalho consistiu no projeto, construção e teste de campo de duas pequenas turbinas eólicas de três pás, utilizando dois perfis aerodinâmicos diferentes. O objetivo foi comparar a influência destes perfis no desempenho aerodinâmico das turbinas. Com a Teoria do Momento do Elemento de Pá (BEM), duas turbinas eólicas de pequeno porte foram projetadas e construídas, tento como diferencial os perfis aerodinâmicos utilizados em sua seção: NACA 0012 (simétrico) e 4412 (cambado). Os resultados obtidos em campo, depois de analisados através de métodos estatísticos apropriados, demonstraram que os desempenhos das turbinas são similares em faixas de rotação próximas à de projeto (?=5). No entanto, em rotações abaixo e acima do projetado o perfil NACA 4412 tem desempenho superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.