Efeito da adição de enzimas na digestibilidade total aparente de dietas para leitões desmamados
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p2211Palavras-chave:
Aditivos, Amilase, Enzimas exógenas, Milho, Protease, Suinocultura.Resumo
O estudo foi realizado com o objetivo de avaliar o efeito de amilase e protease, adicionadas de forma individual ou combinadas (amilase + protease) sobre a digestibilidade de nutrientes em dietas para leitões contendo milho duro. Dezesseis leitões machos castrados e desmamados aos 25 dias foram alojados individualmente em gaiolas de metabolismo. Os animais foram distribuídos em quatro dietas por meio de delineamento change over balanceado com dois períodos. As dietas foram isonutritivas e diferiram apenas na adição de enzimas: 1) sem enzimas; 2) 0,06% de amilase; 3) 0,012% de protease; e 4) 0,06% de amilase e 0,012% de protease. Não foram observados efeitos (P>0,05) da adição individual ou combinada de amilase e protease nos coeficientes de digestibilidade (CD) dos nutrientes avaliados. Os CD médios foram de 87,9, 88,2, 85,3, 77,7, 97,3 e 90,9%, para a matéria seca, matéria orgânica, proteína bruta, matéria mineral, amido e energia bruta, respectivamente. Conclui-se que a adição de amilase e protease, individual ou combinada, não influencia a digestibilidade dos nutrientes de dietas para leitões contendo milho duro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.