Produção e valor nutritivo da forragem, e desempenho de bovinos Nelore em pastagem de capim-Tanzânia adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes Campo Grande
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n4p2147Palavras-chave:
Forragicultura, Ganho médio diário, Leguminosa, Massa de forragem, Taxa de lotação.Resumo
Objetivou-se avaliar o desempenho de bovinos Nelore em pastagem de capim-Tanzânia (Panicum maximum Jacq. cv. Tanzânia-1) adubado com nitrogênio ou consorciado com estilosantes Campo Grande (Stylosanthes ssp). Utilizou-se um delineamento experimental em blocos ao acaso com parcelas subdivididas, com três repetições e quatro tratamentos: Tanzânia + Estilosantes; Tanzânia + 75 kg de N ha-1 ano-1; Tanzânia + 150 kg de N ha-1 ano-1; Tanzânia + 225 kg de N ha-1 ano-1. Nas subparcelas foram avaliadas as estações. O maior ganho médio diário (GMD) durante o outono foi observado nos tratamentos em consórcio e 75 kg de N ha-1 ano-1. O GMD observado nos tratamentos com 150 e 225 kg de N ha-1 ano-1 foram superiores aos demais na primavera e verão. A taxa de lotação (TL) foi semelhante entre as estações avaliadas. Foi observada maior TL quando foram utilizadas as maiores doses de adubação nitrogenada. O ganho de peso vivo por área foi superior na primavera e no verão quando comparado ao outono. A inclusão de leguminosas no sistema pecuário diminui a dependência do uso excessivo de fertilizantes nitrogenados e contribui no desempenho animal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.