Morfogênese e fluxo de tecidos em capim Tanzânia sob diferentes ofertas de forragem
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n5p2793Palavras-chave:
Gaiola de exclusão, lotação contínua, Morfogênese, Perfilhamento, Taxa de lotação variável.Resumo
Este trabalho foi realizado com o objetivo de identificar estratégias eficazes de manejo do pastejo de Panicum maximum Jacq cv. Tanzânia, sob lotação contínua e taxa de lotação variável, com base em avaliações de características morfogênicas e estruturais. Foram estudadas quatro ofertas de forragem: 3; 7; 11; e 15% do peso corporal. O delineamento experimental adotado para as avaliações foi em blocos casualizados com três repetições e com parcelas subdividas, onde as quatro Ofertas de Forragem constituíram as parcelas e as subparcelas foram constituídas das gaiolas de exclusão do pastejo e as áreas de coletas fora da gaiola. O número de perfilhos basais protegidos por gaiola e desprotegidos, tanto os remanescentes quanto os novos, diminuiu em função da Oferta de Forragem. Os perfilhos desprotegidos apresentaram maior número do que os protegidos por gaiola. O peso dos perfilhos e das raízes apresentaram resposta curvilínea em função da OF. Não foi observado efeito do período no perfilhamento do capim Tanzânia. O comprimento total de folhas, protegidos ou não por gaiola de exclusão de pastejo e a altura da lígula de perfilhos desprotegidos por gaiola apresentaram ajuste quadrático em função da OF. A altura da lígula de perfilhos protegidos apresentou reposta linear em função a OF. O número de folhas totais, expandidas e em expansão, de perfilhos protegidos ou não por gaiolas de exclusão de pastejo, não apresentaram diferenças entre as OF e a gaiola de exclusão. A utilização da oferta de forragem de 11% do peso corporal para o capim Tanzânia manejado sob lotação contínua e taxa de lotação variável, foi considerada como a mais sustentável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.