Avaliação do teor de fibra em detergente neutro e ácido por meio de diferentes procedimentos aplicados às plantas forrageiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2014v35n3p1533Palavras-chave:
Carboidrato, Celulose, Fibra alimentar, Forrageiras.Resumo
Objetivou-se avaliar o teor de fibra em detergente neutro (FDN) e ácido (FDA) dos capins Marandu, Humidicola; Massai e Mombaça obtidos por três procedimentos diferentes, sendo o método convencional (CON), o Filter Bag Technique da Ankom® (FBT) e o adaptado pela EMBRAPA (EMB). As plantas forrageiras foram obtidas de pastagens implantadas a três anos, no período de setembro na região Sudoeste do Mato Grosso. Foram realizadas três baterias (corridas) de cada procedimento (metodologia) para a determinação da FDN e da FDA das diferentes forrageiras. Utilizou-se um delineamento inteiramente casualizado com três repetições de cada forrageira para cada metodologia nas diferentes baterias. A análise estatística das variáveis estudadas foi interpretada por meio de análise de variância e as diferenças obtidas foram analisadas por meio de teste de Tukey, considerando 5% de significância. Foi observado que os diferentes procedimentos (CON, FBT e EMB) de determinação do teor FDN não diferiram entre si para as diferentes plantas forrageiras avaliadas, com valores médios de 78,61% e 74,96% para os Capins Marandu e Humidicola, respectivamente e de 76,78% e 73,08% para os Capins Massai e Mombaça, respectivamente. O teor de FDA obtido pelos diferentes procedimentos (CON, FBT e EMB) não apresentaram diferença entre si, com valores médios de 50,95% e 44,86% para os capins Marandu e Humidicola, respectivamente e de 52,21% e 51,56% para os cultivares do gênero Panicum, respectivamente Massai e Mombaça. Assim, conclui-se que os teores de fibra em detergente neutro e ácido dos capins Marandu, Humidicola; Massai e Mombaça podem ser determinados pelo procedimento adaptado pela EMBRAPA, uma vez que este não diferiu em relação a metodologia convencional e a do Filter Bag Technique da Ankom®, além de apresentar menor gasto de reagentes e consequentemente menor custo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.