Qualidade física e química da água em sistema fechado de recirculação durante o cultivo de juvenis de tilápia-do-Nilo
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n2p927Palavras-chave:
Oreochromis niloticus, Filtros biológicos e mecânicos, Qualidade de água.Resumo
O trabalho teve por objetivo avaliar o efeito do filtro e do tempo de cultivo de alevinos de tilápia-do-Nilo sobre a qualidade de água do sistema de recirculação fechado. Foram utilizados 1.350 alevinos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus) em delineamento experimental de blocos casualizados e esquema de parcelas subdivididas no tempo, com doze tratamentos e três repetições. Os tratamentos foram constituídos pela combinação de dois locais de coleta de água (antes do filtro mecânico e após o filtro biológico) e de seis tempos de cultivo (14, 28, 42, 56, 70 e 84 dias), em esquema de parcelas subdivididas. A temperatura, oxigênio dissolvido, saturação de oxigênio, condutividade elétrica e pH não afetaram a desenvolvimento dos peixes em sistema fechado de recirculação de água. Observou-se que a água coletada após o filtro biológico apresentou melhor qualidade física e química que a coletada antes do filtro mecânico. Os níveis de oxigênio dissolvido na água após o filtro biológico foram maiores (P<0,05) aos observados antes do filtro mecânico e houve redução linear gradativa das concentrações de oxigênio dissolvido em função dos dias de cultivo. Com relação aos parâmetros sólidos totais, sólidos suspensos totais, amônia total e nitrato observou-se que a redução na qualidade da água do sistema foi mais evidente (P<0,05) no período de 56 a 84 dias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.