Gestão de design no retorno sobre investimento (ROI): uma revisão teórico-conceitual
DOI:
https://doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2Suplp73Palavras-chave:
Gestão de Design, Retorno sobre investimento, Mensuração, NegóciosResumo
Este artigo apresenta uma revisão teórico-conceitual que visa discutir a integração dos temas: gestão de design e retorno sobre investimento (ROI). O estudo é motivado pela constatação de que, apesar dos resultados positivos do impacto que as atividades de design geram para as empresas, gestores alegam existir ainda um déficit na comunicação entre designers (qualificadores) e executivos (quantificadores). Dessa forma, pesquisadores e designers buscam meios para validar o valor do design nos negócios. O método adotado apoia-se em uma revisão bibliográfica integrativa (revisão bibliográfica sistemática com uma revisão bibliográfica narrativa), apresentando como resultado um quadro teórico qual visa fomentar o objetivo deste estudo. Finalmente, a mensuração do impacto da gestão de design no ROI se mostra complexa. Lacunas são apontadas sobre o valor multifacetado do design.Downloads
Referências
BEST, Kathryn. Design management: managing design strategy, process and implementation. Lausanne: AVA Publishing, 2006.
BEST, Kathryn. The fundamentals of design management. Lausanne: Ava Publishing, 2010.
CHIVA, Ricardo; ALEGRE, Joaquín. Investment in design and firm performance: the mediating the role of design management. Journal of Product Management, v. 26, p. 424–440, jul. 2009.
CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL, Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luiz da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO, 2011, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFRGS, 2011. p.1-12.
DRESCH, Aline; LACERDA, Daniel Pacheco; ANTUNES JUNIOR, José Antonio Valle. Design science research: método de pesquisa para avanço da ciência e tecnologia. Porto Alegre: Bookman, 2016.
LOCKWOOD, Thomas. Design value: a framework for measurement. Design Management Review, Boston, v. 18, n. 4, p. 89-97, 2007.
MARTINS, Rosane Fonseca de Freitas; MERINO, Eugênio Andrés Diaz. A gestão de Design como estratégia organizacional. 2. ed. Londrina, PR: EDUEL; Rio Books, 2011.
MOZOTA, Brigitte Borja de. Design management: using design to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
ODA, Luciana Sayuri. Diagnóstico de design: definindo indicadores para mensurar a contribuição do design no desempenho empresarial de MPEs. 144 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
PLATT, Marjorie B.; HERTENSTEIN, Julie H.; BRONW, David R. Valuing design: enhancing corporate performance through design effectiveness. Design Management Journal, Boston, v. 12, n. 3, p. 10-23, 2001.
SILVA, Sandra de Brito da. As forças da gestão do design nos níveis estratégico, tático e operacional: um estudo de caso na Electrolux do Brasil S.A. 2009. 152 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Universidade Federal do Paraná.
VILADÀS, Xénia. Measuring design’s contribution to business success: a three-tier approach. Design Management Review, Boston, v. 22, n. 2, p. 54-60, 2011.
WESTCOTT, Michael et al. DMI design value scorecard: a new design measurement and management model. Design Management Review, Boston, v. 24, n. 4, p. 10-16, Jun/Set, 2013.
WHICHER, Anna; RAULIK-MURPHY, Gisele; CAWOOD, Gavin. Evaluating design: understanding the return on investment. Design Management Review, Boston, v. 22, n. 2, p. 45-52, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Projética está licenciada sob a Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International. Os autores detém os direitos autorais e concedem à revista o direito de exclusividade de primeira publicação.
Os autores dos trabalhos aprovados autorizam Projética a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
Os autores assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação. As provas finais não serão encaminhadas aos autores.