Cultura de estímulo à criatividade como instrumentos de processos inovadores

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p09

Palabras clave:

Design, Criatividade, Inovação

Resumen

A criatividade é um componente humano e peça fundamental para a competitividade organizacional, sobretudo nestes tempos de mudança constante no ambiente de negócios. Por isso, é necessário que as organizações criem ambientes que estimulem a criatividade de modo às ideias de seus membros possam ser transformadas em inovação. No entanto, existem muitas barreiras para dificultam o processo criativo, como por exemplo, a própria cultura organizacional. Assim, o objetivo deste estudo é verificar as características da cultura de estímulo a criatividades como instrumentos de processos inovadores nas empresas de desenvolvimento de produto. Classifica-se a presente pesquisa, quanto à sua forma em qualitativa, quanto aos objetivos, pesquisa exploratória e descritiva com apresentação de dois casos. Os resultados obtidos indicaram que existe uma relação entre a cultura organizacional de estimulo a criatividade e ao desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores. Constatou-se que um dos grandes desafios apresentados às organizações é encontrar meios de eliminar barreiras, estimulando a expressão da criatividade entre seus membros.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Giorgio Gilwan da Silva, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutorando em Design da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Coordenador dos Cursos de Design da Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI, Campus Florianópolis

Citas

ALENCAR, E. L. S. Desenvolvendo a criatividade nas organizações o desafi o da inovação. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 6, p. 6-11, 1995.

ALENCAR, E. L. S. Promovendo um ambiente favorável à criatividade nas organizações. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 18-25, 1998.

AMABILE, T. M. Creativity in context. Boulder, CO: Westview Press, 1996.

AMABILE, T. M.; GRYSKIEWICZ, N. D. The creative environment scales: work environment inventory. Creativity Research Journal, v. 2, p. 231- 253, 1989.

BEDANI, M . O impacto dos valores organizacionais na percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. RAM - Revista Administração Mackenzie, São Paulo, v. 13, n. 3, p. 150-176, maio/jun. 2012.

CAULKINS, K. W. Criatividade nas organizações. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2001. Trabalho apresentado no Programa Especial de Treinamento do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas.

COLOSSI, L. Características de ambientes organizacionais orientados ao comportamento criativo. 188 f. 2004. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2004.

DASKALAKI, M. Building ‘Bonds’ and ‘Bridges’: linking tie evolution and network identity in the creative industries. Organization Studies, v. 31, n. 12, p. 1649-1666, 2010.

FLORIDA, R. A ascensão da classe criativ

GIL DA COSTA, M. H. Porque a criatividade está na moda, ou porque antes de ser professor sou pessoa. Revista Sonhar, Braga, v. 8, n. 1, p. 125-141, set./dez. 2000.

LOCH, C. L.; AMORIM, L. M.; SCHMIDT, L. L. Criatividade, trabalho e empreendedorismo. In: ENCONTRO NACIONAL DE EMPREENDEDORISMO, 5., 2003, Florianópolis. Anais... Florianópolis: UNICA - Centro de Educação Superior, 2003. v. 1, p. 1-9.

PAROLIN, S. R. H.; VASCONCELLOS, E.; BORDIGNON, J. A. Barreiras e facilitadores à inovação: o caso Nutrimental S/A. Revista de Economia Mackenzie, São Paulo, v. 4, n. 4, p. 12-34, jan. 2006.

PEREIRA, B. A. D.; MUSSI; C. W.; KANBEEN; A. A infl uência da criatividade para o sucesso estratégico organizacional. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 23., 1999, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu, 1999. v. 1, p. 1-10.

SCHEIN, E. Corporate culture. In: VOGELSANG, John et al. Handbook for strategic HR: best practices in organizational development from the OD network. New York: American Management Association, 2013. Cap. 32, p. 253-256.

VOLPATO, M.; CIMBALISTA, S. O processo de motivação como incentivo à inovação nas organizações. Revista da FAE, Curitiba, v. 5, n. 3, p. 75-86, 2002.

WILSON, 2010. Falta referência YUAN, F; WOODMAN, R. W. Innovative behavior in the workplace: the role of performance and image outcome expectations. Academy of Management Journal, Champaign, v. 53, n. 2, p. 323-342, 2010.

Publicado

2016-06-10

Cómo citar

Silva, G. G. da. (2016). Cultura de estímulo à criatividade como instrumentos de processos inovadores. Projetica, 7(1), 09–25. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2016v7n1p09

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.