Las actividades del bibliotecario junto a la población sin hogar
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2018v7n1p114Palabras clave:
Bibliotecario, Personas que viven en las calles, SociedadResumen
Introducción: Muchos derechos son renegados a las personas que viven en las calles en Brasil, entre ellos, el derecho de acceso a los libros y la lectura.
Objetivo: Fue objetivo de esta investigación discutir el lugar del bibliotecario como promotor y participante en acciones de promoción y acceso a libros y lectura para personas en esta situación.
Metodologia: Se trata de una investigación exploratoria, con base en la investigación bibliográfica y documental y la observación participante en proyecto de extensión titulado "Memoria hablada" desarrollado por la Universidad Federal de São Carlos, junto a la Casa de Passagem del municipio de São Carlos.
Resultados: Los resultados apuntan a la necesidad de ofrecer una educación más crítica al profesional bibliotecario para que pueda sensibilizarse y actuar de forma política con cuestiones que involucran a la sociedad.
Conclusión: Demuestra cómo es posible, en la práctica, que el Bibliotecario trabaje junto a sectores públicos para el desarrollo de proyectos sociales
Descargas
Citas
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. 25. ed. Câmara dos Deputados, Coordenação de Publicações, 2005.
BRASIL. Presidência da República. Decreto n° 7.053, de 23 de dezembro de 2009. Institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua e seu Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 24 dez. 2009. Disponível em: https://bit.ly/3wVlYaW. Acesso em: 10 jun. 2016.
BRASIL. Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP). Disponível em: https://bit.ly/3eHZFiK. Acesso em: 13 jan. 2016.
BRASIL. Política nacional para inclusão social da população em situação de rua. Brasília. 2008. Disponível em: http://www.mpsp.mp.br/portal/page/portal/cao_civel/acoes_afirmativas/Pol.Nac. Acesso em: 23 nov. 2016.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Relatório do I Encontro Nacional sobre População em Situação de Rua. Brasília: Secretaria Nacional de Assistência Social, 2006. 96 p. Disponível em: http://docplayer.com.br/3159793-Relatorio-do-i-encontro-nacional-sobre-populacao-em-situacao-de-rua.html. Acesso em: 12 dez. 2015.
FREIRE, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 51. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MARQUES NETO, J. C. (Org.). Plano Nacional do Livro e da Leitura: textos e história. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. 340p.
MEMÓRIA FALADA, Wordpress, 2016. Disponível em: https://memoriafalada.wordpress.com/2016/10/19/varal/. Acesso em: 06 jun. 2018.
MEMÓRIA FALADA UFSCar. YouTube, 2016. Disponível em: https://bit.ly/3hUC9RD. Acesso em: 06 jun. 2018.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). BRASIL. A história da Organização. Disponível em: https://nacoesunidas.org/conheca/historia. Acesso em: 10 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos Humanos: O que são os direitos Humanos?. Brasil. Disponível em: http://www.dudh.org.br/definicao. Acesso em: 10 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Centro de Informação das Nações Unidas Rio de Janeiro: Conheça a ONU. Disponível em: http://unicrio.org.br/conheca-a-onu. Acesso em: 10 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). UNESCO: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Disponível em: https://nacoesunidas.org/agencia/unesco. Acesso em: 10 jun.2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração Universal dos Direitos do Homem das Nações Unidas. Estados Unidos, 1945. Disponível em: https://bit.ly/3iEEwY2. Acesso em: 10 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Representação da UNESCO no Brasil: Educação para todos. Disponível em: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/education/education-for-all/. Acesso em: 10 jun. 2016.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). Segundo relatório global sobre aprendizagem e educação de adultos. Brasília: UNESCO, 2014. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002307/230725por.pdf. Acesso em: 21 jun. 2016.
SANTOS, C. M.; SANTOS, P. S. S.; ASSUNÇÃO, S. S. Ética, cidadania e o profissional da informação: responsabilidades e competência informacional. In: Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da informação (EREBD), 17, 2014. Anais eletrônicos... Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2014. p. 1 - 9. Disponível em: https://bit.ly/3BpOpkP. Acesso em: 12 jan. 2016.
SILVA, C. R. et al. Memória falada: do registro ao acesso às memórias da pessoa em situação de rua. In: Semana de Estudos em Terapia Ocupacional da UFSCar, 2017. Anais… São Carlos: UFSCar, 2017. p. 169-172.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.