Contribuições da gestão da informação e do conhecimento nas atividades-meio exercidas pelos técnico-administrativos em educação de universidades federais brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n2/3p104Palavras-chave:
Gestão do Conhecimento, Gestão da Informação, Universidades Federais, Metodologia de Sistemas Flexíveis, Information Management, Knowledge Management, Federal Universities, Soft Systems Methodology, Gestión de la Información, Gestión del Conocimiento, Universidades Federales, Metodología de Sistemas FlexiblesResumo
Objetivo: Investigar contribuições da Gestão da Informação e da Gestão do Conhecimento nas atividades-meio exercidas pelos Técnico-Administrativos em Educação, para a gestão de universidades federais brasileiras. Metodologia: Estudo qualitativo descritivo com a utilização da Soft Systems Methodology ou Metodologia de Sistemas Flexíveis, realizado em três ciclos que envolveram pesquisas bibliográfica, documental e coleta em campo. Resultados: Os resultados obtidos transpareceram a centralidade do sistema humano de atividades, no que se refere às contribuições da Gestão da Informação e Gestão do Conhecimento, que ocorrem organicamente e se orientaram pela cultura e pelo comportamento informacional, e, por se tratar da Administração Pública, verificou-se relação funcional com a governança, traduzindo-se, fundamentalmente, em conceitos, práticas e ferramentas tecnológicas. Conclusões: Conclui-se que ambas as disciplinas somadas à referida metodologia utilizada, destacando-se as análises um, dois e três e os tipos de mudanças, podem ser formalmente adotadas e implementadas para contribuir com a gestão universitária.
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