A gestão de documentos (ISO 15489) e uma relação possível com a gestão da qualidade na certificação da Norma ISO 9001

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p20

Palavras-chave:

Gestão de documentos, Gestão da qualidade, Norma ISO 9001, Norma ISO 15489-1

Resumo

Objetivo: identificar, no âmbito teórico, uma possível interação entre a gestão de documentos (Norma ISO 15489-1), tendo por foco o ambiente empresarial, e o processo de certificação de qualidade preconizada pela Norma ISO 9001.
Metodologia: com base em uma pesquisa exploratória e na revisão de literatura, especialmente da área de Arquivologia, realçou-se a importância da gestão dos documentos arquivísticos e, mesmo, do arquivo na empresa, por ocasião não apenas do processo de certificação da Norma ISO 9001, mas principalmente da implementação de uma efetiva política de qualidade.
Resultados: constatou-se que um possível relacionamento entre as duas normas ISO (9001 e 15489-1) se dá em duas perspectivas: 1) interna, pois dentro da Norma ISO 9001, na versão de 2015, o item 7.5 trata da “informação documentada”, que é relatada dentro dos processos descritos na Norma ISO 15489-1; e 2) externa, no sentido de que as duas normas utilizam o modelo PDCA e enfatizam o comprometimento da Alta Direção e de todos, para uma efetivação de uma política (de qualidade ou de documentos) numa empresa/organização.
Conclusões: não há uma efetiva gestão da qualidade, sem o apoio e a concretização da gestão de documentos.

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Biografia do Autor

Alessandro Ferreira Costa, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

Edinaldo Medina Batista, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestrando em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil.

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Publicado

2023-09-20

Como Citar

Costa, A. F., & Batista, E. M. (2023). A gestão de documentos (ISO 15489) e uma relação possível com a gestão da qualidade na certificação da Norma ISO 9001. Informação@Profissões, 11(2), 20–39. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2022v11n2p20