Uma proposta de modelo conceitual para a construção de base de dados dos trabalhos de conclusão de curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p60

Palavras-chave:

Modelagem Conceitual, Modelo Conceitual Entidade e Relacionamento, Base de dados

Resumo

Introdução: A construção de  uma base de dados não constitui simples tarefa, pois são várias e complexas as etapas que devem ser seguidas até que seja disponibilizado para acesso aos usuários. A principal delas é a fase de modelagem de dados, onde são analisadas as necessidades e especificidades do domínio de informação a ser modelado.
Objetivo: Propõe um modelo conceitual para o desenvolvimento de uma base de dados de Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduandos finalistas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o intuito de organizá-los e disponibilizar seu acesso.
Metodologia:
Utiliza a Modelagem Conceitual E-R e o padrão de metadados MARC21 para a elaboração do modelo conceitual para a construção da base de dados.  
Resultados: O modelo proposto proporcionou à identificação das características do ambiente modelado e também a identificação das necessidades dos usuários que terão acesso à base de dados.
Conclusão: A combinação da técnica de modelagem conceitual E-R e o padrão de metadados Marc21 foram relevantes no mapeamento das informações e identificação dos atributos das entidades identificadas no domínio modelado.

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Biografia do Autor

Rachel Cristina Mello Guimaraes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade de Brasilia (UnB)

Doutoranda em Ciencias da Informação, Dinter UnB/UFES. Professora da Unviersidade Federal do Espirito Santo (UFES).

Mariana Braga Rogge, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo

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Publicado

2019-04-19

Como Citar

Guimaraes, R. C. M., & Rogge, M. B. (2019). Uma proposta de modelo conceitual para a construção de base de dados dos trabalhos de conclusão de curso. Informação@Profissões, 8(1), 60–74. https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p60

Edição

Seção

Relatos de Experiências

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