Uma proposta de modelo conceitual para a construção de base de dados dos trabalhos de conclusão de curso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2019v8n1p60

Palavras-chave:

Modelagem Conceitual, Modelo Conceitual Entidade e Relacionamento, Base de dados

Resumo

Introdução: A construção de  uma base de dados não constitui simples tarefa, pois são várias e complexas as etapas que devem ser seguidas até que seja disponibilizado para acesso aos usuários. A principal delas é a fase de modelagem de dados, onde são analisadas as necessidades e especificidades do domínio de informação a ser modelado.
Objetivo: Propõe um modelo conceitual para o desenvolvimento de uma base de dados de Trabalhos de Conclusão de Curso dos graduandos finalistas do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo, com o intuito de organizá-los e disponibilizar seu acesso.
Metodologia:
Utiliza a Modelagem Conceitual E-R e o padrão de metadados MARC21 para a elaboração do modelo conceitual para a construção da base de dados.  
Resultados: O modelo proposto proporcionou à identificação das características do ambiente modelado e também a identificação das necessidades dos usuários que terão acesso à base de dados.
Conclusão: A combinação da técnica de modelagem conceitual E-R e o padrão de metadados Marc21 foram relevantes no mapeamento das informações e identificação dos atributos das entidades identificadas no domínio modelado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rachel Cristina Mello Guimaraes, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); Universidade de Brasilia (UnB)

Doutoranda em Ciencias da Informação, Dinter UnB/UFES. Professora da Unviersidade Federal do Espirito Santo (UFES).

Mariana Braga Rogge, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Espírito Santo

Referências

ANGELOZZI, S. M.; MARTÍN, Sandra Gisela. Metadatos para la descripción de recursos eletrónicos en línea: análisis y comparación. Buenos Aires: Alfagrama Ediciones, 2010. 117 p.

CAFÉ, L.; SALES, R. Organização da informação: conceitos básicos e breve fundamentação teórica. In: ROBREDO, J.; BRÄSCHER, M. (Org.). Passeios pelo bosque da informação: estudos sobre a representação e organização da informação e do conhecimento. Brasília: IBICT, 2010. p. 115-129. Disponível em: https://bit.ly/2UmwDOF. Acesso em 18 jun. 2018.

COUGO, P. Modelagem conceitual e projeto de bancos de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997. 284 p.

DIAS, E. W.; NAVES, M. M. L. Análise de assunto: teoria e prática. 2. ed. rev. Brasília, DF: Briquet de Lemos, 2013. 115 p

FUJITA, M. S. L. A identificação de conceitos no processo de análise de assunto para indexação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação: São Paulo, v. 1, n. 1, p. 60-90, dez. 2004. Disponível em: https://bit.ly/3exgNHJ. Acesso em: 10 mai. 2018.

GUIMARÃES, Rachel Cristina Mello. Nomeação de elementos ontológicos para criação de ontologias: uma proposta metodológica. 2015. 169 f., il. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2015.

LANCASTER, F. W. Indexação e resumos: teoria e prática. 2. ed. Brasília: Briquet de Lemos, 2004. 439 p.

MORENO, F. P.; BRASCHER, M. MARC, MarcXML e FRBR: relações encontradas na literatura. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.17, n.3, p.13-25, set./dez. 2007. Disponível em: https://bit.ly/2Tm11bu. Acesso em 15 mai. 2018.

SILBERSCHATZ, A.; KORTH, H. F.; SUDARSHAN, S. Sistema de banco de dados. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, Campus, 2006. 781 p.

TEOREY, T. J.; LIGHTSTONE, S.; NADEAU, T. Projeto e modelagem de bancos de dados. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. 276 p.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Colegiado de Biblioteconomia, Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso de Biblioteconomia. Disponível em: https://bit.ly/3img8dx. Acesso em: 20 jun. 2018.

Downloads

Publicado

2019-04-19

Como Citar

GUIMARAES, Rachel Cristina Mello; ROGGE, Mariana Braga. Uma proposta de modelo conceitual para a construção de base de dados dos trabalhos de conclusão de curso. Informação@Profissões, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 60–74, 2019. DOI: 10.5433/2317-4390.2019v8n1p60. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/36406. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)