Clube de leitura na biblioteca escolar: manual de instruções

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p147

Palavras-chave:

Mediador da leitura, Clube de leitura, Leitores adolescentes na escola

Resumo

Introdução: O presente estudo aborda algumas considerações sobre o ato de ler do aluno adolescente, a função do mediador da leitura na biblioteca escolar e suas ações para manter o aluno leitor e conquistar novos leitores. Com base nesse contexto propomos a criação de um Clube de Leitura como um mecanismo capaz de aproximar leitura, leitores e o mediador da leitura tornando a biblioteca um organismo vivo dentro da escola.
Objetivo: Propor a criação de um mecanismo que possa fomentar a leitura na biblioteca escolar, bem como subsidiar o mediador da leitura na iniciação de jovens para o gosto da leitura.
Metodologia: Bibliográfica com estudos da literatura que lidam com a criação e manutenção de um Clube de Leitura, bem como a abordagem dos termos: leitura e mediador de leitura na biblioteca escolar.
Resultados: Elaboração de um Manual com Instruções para a criação e manutenção de um Clube de Leitura na biblioteca escolar com a missão, os valores, a visão, normas e regulamentos, sugestões de atividades culturais, bem como, de livros e filmes que possam subsidiar os mediadores de leitura.
Conclusões: Aponta para a necessidade da preparação do bibliotecário escolar, pois é a pessoa que está à frente da biblioteca, devendo ser um profissional de referência no ato da leitura e também um dos responsáveis pela formação e manutenção de leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sueli Bortolin, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Zineide Pereira dos Santos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Especialista em Gestão de Biblioteca Escolar pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária no Instituto Federal do Paraná (IFPR/Campus Paranavaí).

Referências

BARBOSA, José Juvêncio. Alfabetização e leitura. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.

BARROS, Maria Helena T. C. de. A mediação da leitura na biblioteca. In: BARROS, Maria Helena T. C.; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 17-22.

BIBLIOTECA PÚBLICA DE ÉVORA (Portugal). Actividades: grupo de leitura. 2013. Disponível em: http://www.evora.net/bpe/Actividades/Grupos_leitura/Grupo%20de%20leitura.htm. Acesso em: 25 nov. 2013.

BORGES, Silvia Bortolin; BORTOLIN, Sueli. Hora da história: toda criança merece. In: BARROS, Maria Helena T. C.; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 139-146.

BORTOLIN, Sueli. A mediação de leitura nos espaços infanto-juvenis. In: BARROS, Maria Helena T. C.; BORTOLIN, Sueli; SILVA, Rovilson José da. Leitura: mediação e mediador. São Paulo: FA, 2006. p. 65-74.

BORTOLIN, Sueli; ALMEIDA JÚNIOR, Oswaldo Francisco de. Memória de uma bibliotecária-personagem e a mediação oral da literatura com adolescentes. In: SEMINÁRIO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 4., 2011. Londrina. Anais eletrônicos... Londrina: MPGI/UEL, 2011. p. 1-16. Disponível em: http://www.uel.br/eventos/cinf/index.php/secin2011/secin2011/paper/viewFile/32/6. Acesso em: 25 mar. 2013.

BRITTO, Luiz Percival Leme. O papel da biblioteca na formação de leitores. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Biblioteca escolar: que espaço é esse? Boletim TV Escola/Salto para o Futuro, v. 21, n. 14, Rio de Janeiro, out. 2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114-BibliotecaEscolar.pdf. Acesso em: 5 mar. 2012. C

CANDIDO, Antonio. A literatura e a formação do homem. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 24, n. 9, p. 803-809, set. 1972.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 13. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

GOMES, Luciano Ferreira; BORTOLIN, Sueli. Biblioteca escolar e a mediação. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32, n. 2, p. 157-170, jul./dez. 2011. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/seminasoc/article/view/11962/13823. Acesso em: 28 ago. 2014.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles; FRANCO, Francisco Manoel de Mello. Dicionário Houaiss da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2009.

JANKOWSKI, Piotr et al. Clubes de leitura para adultos: manual para mentores. Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre, 2006. Disponível em: http://repositorio.ipcb.pt/handle/10400.11/370. Acesso em: 20 dez. 2012.

LAROUSSE cultural: Brasil de a/z. São Paulo: Editora Universo, 1998a.

LAROUSSE. Grande Enciclopédia Larousse Cultural. São Paulo: Nova cultural, 1998b.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa... 7. ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARIA, Luzia de. O clube do livro: ser leitor - que diferença faz? São Paulo: Globo, 2009.

MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 2. ed. São Paulo. Brasiliense, 1983.

MILTON, John. O clube do livro e as traduções. Bauru, SP: EDUSC, 2002.

O DIREITO de ser adolescente: oportunidade para reduzir vulnerabilidades e superar desigualdades. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Brasília: UNICEF, 2011. 182p. Disponível em: http://www.unicef.org/brazil/pt/br_sabrep11.pdf. Acesso em: 08 set. 2014.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso & leitura. São Paulo: Cortez, 1988.

PARREIRAS, Ninfas. O papel da biblioteca na formação do leitor literário. In: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Biblioteca escolar: que espaço é esse? Boletim TV Escola/Salto para o Futuro, Rio de Janeiro, v. 21, n. 14, out. 2011. Disponível em: http://tvbrasil.org.br/fotos/salto/series/14051114-BibliotecaEscolar.pdf. Acesso em: 5 mar. 2012.

PEÑA GONZÁLEZ, Josefina; BARBOZA P., Francis Delhi. La família em um club de lectura escolar para favorecer laadquisición y desarrollo de lalengua escrita. Educere Investigación, Venezuela, v. 6, n. 18, p.168-175, jul./sep. 2002. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35601806. Acesso em: 08 set. 2014. SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 2001.

SALVATORE, D' Onofrio. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 1990. SILVA, Ezequiel Teodoro da. O ato de ler: fundamentos psicológicos para uma nova pedagogia da leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SILVA, Rovilson José. Projetar a biblioteca da escola: recomendações. In: BARBALHO, Célia Regina Simonetti et al. Espaços e ambientes para a leitura e informação. Londrina: ABECIN, 2012. p. 157-172.

Downloads

Publicado

2015-02-25

Como Citar

BORTOLIN, Sueli; SANTOS, Zineide Pereira dos. Clube de leitura na biblioteca escolar: manual de instruções. Informação@Profissões, [S. l.], v. 3, n. 1-2, p. 147–172, 2015. DOI: 10.5433/2317-4390.2014v3n1-2p147. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/21012. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Comunicações