Ações Intergeracionais: a ressignificação do idoso nas instituições informacionais
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n1p75Palavras-chave:
Idosos, Intergeracional, Bibliotecas, EscolasResumo
Introdução: O quadro geral nos indica um caminho que poderá representar o anúncio de uma nova etapa para as relações que mantemos com os idosos e deles com as mais diferentes faixas etárias.
Objetivos: Na presente comunicação, buscamos apresentar iniciativas que tenham nas relações intergeracionais seu mote desencadeador, com atenção especial, embora não exclusiva, àquelas ligadas à área da biblioteconomia.
Metodologia: Os procedimentos metodológicos adotados orientam-se segundo princípios qualitativos, de caráter exploratório tendo em vista a necessidade de aproximação com o objeto de estudo.
Conclusões: Identifica-se um movimento de dimensões internacionais de resgate do idoso e sua experiência como forma de reinserção de tal segmento na vida sociocultural.
Downloads
Referências
ASSEMBLEIA GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS. Plano de Ação Internacional de Viena Sobre o Envelhecimento. Disponível em: http://www.ufrgs.br/epsico/publicas/humanizacao/prologo.html. Acesso em: 14 nov.2015
BEAUVOIR, Simone. A velhice. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
BOSI, Ecléa. Memória e Sociedade: Lembrança dos velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1979.
CASTELLS, Manoel; CASTELLS. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
CHISITA, Collense T.; ABDULLAHI, Ismail. The Challenges and Opportunities of preparing LIS Students for Orally based communities. Disponível em: http://www.ifla.org/past-wlic/2010/152- chisita-en.pd. Acesso em: 22 nov. 2015.
DÍAZ GRAU, Antonio. Experiencias con ancianos y niños en una biblioteca pública: bueno, bonito y barato. Boletín de la Asociación Andaluza de Bibliotecarios, v. 21, n. 82, mar./2006a, p. 57-68. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2259123. Acesso em: 22 nov. 2015.
DÍAZ GRAU, Antonio. Programas bibliotecarios para ancianos en la Biblioteca de Santiago de la Ribera. TEJUELO: Revista de ANABAD-Murcia, Norteamérica, n. 4-5-6, oct. 2006b. Disponível en: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2259123. Acesso em: 01 fev. 2016.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e Narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 2005.
KAPLAN, Matthew S. School-based Intergenerational Programs. 2001. Hamburg: UNESCO Institue for Education. Disponível em: http://www.unesco.org/education/uie/pdf/schoolbasedip.pdf. Acesso em: 22 nov. 2015.
NATIONAL COUNCIL OF AGING. 2015. Disponível em: http://www.ncoa.org/. Acesso em: 22 nov. 2015.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. In: Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, São Paulo, n. 10, 1993. p. 07-28. Disponível em: http://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/12101/8763. Acesso em 22 nov. 2015.
PAIVA, Simone Borges. Oficinas intergeracionais: saberes e fazeres da experiência, mediação cultural e significação. 2015. 246f. Tese (Doutorado em Cultura e Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27151/tde-13112015- 092819/. Acesso em: 2016-04-09
PERROTTI, Edmir; PIERUCCINI, Ivete. Infoeducação: saberes e fazeres da contemporaneidade. In: LARA, Marilda Lopes Gino de, FUJINO, Asa. NORONHA, Daisy Pires. (Org.) Informação e contemporaneidade: perspectivas. Recife: Néctar, 2007. p. 46-97.
RUBIN, Rhea Joyce. Intergenerational programming: a how-to-do-it manual for librarians. Chicago: Neal Schuman Pub, 1993.
PROGRAMA UNA BIBLIOTECA PARA TODAS LAS EDADES. Disponível em: http://www.acervointergeneracional.com/biblioteca00.html. Acesso em: 22 nov. 2014
SWAIN, Ellen. Oral History in the Archives: Its Documentary Role in the Twenty-first Century. The American Archivist, [s.l.], v. 66, n. 1, p.139- 158, jun./ 2003. Disponível em: http://americanarchivist.org/doi/abs/10.17723/aarc.66.1.9284q6r604858. Acesso em: 14 nov. 2015.
ZACHERT, Martha Jane K. The Implications of Oral History for Librarians. In College and Research Libraries, [s.l.], v. 29, n. 2, p. 101- 103, mar./ 1968. Disponível em: https://www.ideals.illinois.edu/handle/2142/38149. Acesso em: 14 nov. 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.