A escrita de si nas atividades mediadoras para o descortinar de indícios de protagonismo cultural

escritura de sí en actividades de mediación para descubrir indicaciones de protagonismo cultural

Autores

  • Ana Claudia Medeiros de Sousa Universidade Federal da Bahia - UFBA image/svg+xml
  • Raquel do Rosário Santos Universidade Federal da Bahia - UFBA image/svg+xml

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n2/3p60

Palavras-chave:

a, Escrita de si, Mediação cultural, Mediação da informação, Mediação da leitura

Resumo

Objetivo: evidenciar e propor a escrita de si como técnica que pode nortear as atividades de mediação cultural, mediação da informação e mediação da leitura ao descortinar traços memorialísticos do produtor dos documentos que o revela como protagonista cultural e representativo no contexto sociocultural.
Metodologia: trata-se de um estudo em que foi adotada a abordagem qualitativa e o método bibliográfico, ao articular os aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram este estudo.
Resultados: no processo de desenvolvimento das atividades mediadoras deve-se buscar uma atuação consciente, a partir da adoção da técnica da escrita de si, que busque evidenciar, fortalecer e ressignificar as práticas socioculturais pelos usuários leitores que poderão, por meio dessa técnica se reconhecer e alcançar o protagonismo cultural.
Conclusões
: a escrita de si apresenta-se como uma técnica que evidencia o movimento de constituição identitária e memorialística dos sujeitos produtores de documentos e refletem as práticas socioculturais, o que pode ser potencializado nas ações conscientes de mediação da informação, mediação da cultura e mediação da leitura, alinhadas às demandas advindas dos sujeitos que integram os diversos contextos socioculturais.

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Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil. Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil. (UFBA).

Raquel do Rosário Santos, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, Brasil. Docente do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, Brasil.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; SANTOS, Raquel do Rosário. A escrita de si nas atividades mediadoras para o descortinar de indícios de protagonismo cultural: escritura de sí en actividades de mediación para descubrir indicaciones de protagonismo cultural. Informação@Profissões, [S. l.], v. 13, n. 2/3, p. 60–77, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2024v13n2/3p60. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/52104. Acesso em: 26 jan. 2025.

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