A escrita de si nas atividades mediadoras para o descortinar de indícios de protagonismo cultural
escritura de sí en actividades de mediación para descubrir indicaciones de protagonismo cultural
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n2/3p60Palavras-chave:
a, Escrita de si, Mediação cultural, Mediação da informação, Mediação da leituraResumo
Objetivo: evidenciar e propor a escrita de si como técnica que pode nortear as atividades de mediação cultural, mediação da informação e mediação da leitura ao descortinar traços memorialísticos do produtor dos documentos que o revela como protagonista cultural e representativo no contexto sociocultural.
Metodologia: trata-se de um estudo em que foi adotada a abordagem qualitativa e o método bibliográfico, ao articular os aspectos teóricos, conceituais e analíticos que subsidiaram este estudo.
Resultados: no processo de desenvolvimento das atividades mediadoras deve-se buscar uma atuação consciente, a partir da adoção da técnica da escrita de si, que busque evidenciar, fortalecer e ressignificar as práticas socioculturais pelos usuários leitores que poderão, por meio dessa técnica se reconhecer e alcançar o protagonismo cultural.
Conclusões: a escrita de si apresenta-se como uma técnica que evidencia o movimento de constituição identitária e memorialística dos sujeitos produtores de documentos e refletem as práticas socioculturais, o que pode ser potencializado nas ações conscientes de mediação da informação, mediação da cultura e mediação da leitura, alinhadas às demandas advindas dos sujeitos que integram os diversos contextos socioculturais.
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