A escrita de si como prática de mediação cultural: registros de memória e identidade nas redes sociais do Quinteto da Paraíba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2020v9n2p20

Palavras-chave:

Escrita de si, Mediação cultural, Dispositivos de comunicação, Memória e Identidade

Resumo

Introdução: Trata-se de um fragmento da pesquisa que teve como objeto de estudo os itens documentais advindos da produção musical do Quinteto da Paraíba.
Objetivo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar como a escrita de si favorece a mediação cultural dos aspectos identitários e memorialísticos representativos do Quinteto da Paraíba a partir dos vestígios disponíveis nos dispositivos de comunicação da web social.
Metodologia:
Se configura como pesquisa documental de natureza qualitativa e está fundamentada nos aspectos conceituais da Escrita de si, da Mediação cultural, da Memória e da Identidade, uma vez que entende-se nesta pesquisa a escrita de si como prática seletiva da produção de si e dos objetos materiais que constituem a memória de seu produtor.
Resultados: Nos dados levantados foram analisadas informações das práticas musicais do Quinteto da Paraíba divulgadas no site do Grupo e nas suas redes sociais, como Facebook e Instagram.
Conclusões: Conclui-se que as redes sociais do Quinteto da Paraíba se configuram como dispositivos que registram práticas de escrita de si na contemporaneidade e de mediação cultural do Grupo ao apresentar seus traços memorialísticos e identitários. Tais dispositivos transparecem a produção musical do Quinteto da Paraíba em tempo real, aumentam as possibilidades de divulgação da agenda de concertos, registram fatos significativos para constituição da memória do Grupo, portanto, sua autoimagem, a qual está alinhada aos traços identitários do Nordeste brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Claudia Medeiros de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora da Universidade Federal da Bahia.

Bernardina Maria Juvenal Freire de Oliveira, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba.  Professora  da Universidade Federal da Paraíba.

Referências

ARTIÈRES, Philippe. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, 1998. Disponível em: http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/view/2061. Acesso em: 25 fev. 2020

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

COX, Richard J. Arquivos pessoais: um novo campo profissional. Leituras, reflexões e reconsiderações. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

DODEBEI, Vera Lúcia Doyle Louzada de Mattos. O sentido e o significado de documento para Memória Social. 1997. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? Lisboa: Passagens, 1992. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, Ângela de Castro. Escrita de si, escrita da História: a título de prólogo. In: GOMES, Ângela de Castro (org.). Escrita de si, escrita da história. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2013. LIMA, Celly de Britto; PERROTTI, Edmir. O Bibliotecário como mediador cultural. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 18., 2017, Marília. Anais [...]. Marília: UNESP, 2017. p. 1-20. Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/view File/496/1207. Acesso em: 25 fev. 2020

OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de. José Simeão Leal: escritos de uma trajetória. 2009. 333 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UFPB2_30cc475b6ac743c18d8b8e069e2da705. Acesso em: 25 fev. 2020

PIERUCCINI, Ivete. Ordem informacional dialógica: mediação como apropriação da informação. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais [...]. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2007. Disponível em: http://www.enancib.ppgci.ufba.br/artigos/GT3--159.pdf. Acesso em: 25 fev. 2020

SILVA, Bárbara Damiane da; SANTOS NETO, João Arlindo dos. Práticas de mediação cultural nas bibliotecas públicas municipais de Londrina/PR. Biblionline, João Pessoa, v. 13, n. 2, p. 30-43, 2017. Disponível em: http://www.brapci.inf.br/index.php/res/v/16140. Acesso em: 25 fev. 2020

Downloads

Publicado

2020-12-17

Como Citar

SOUSA, Ana Claudia Medeiros de; OLIVEIRA, Bernardina Maria Juvenal Freire de. A escrita de si como prática de mediação cultural: registros de memória e identidade nas redes sociais do Quinteto da Paraíba. Informação@Profissões, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 20–37, 2020. DOI: 10.5433/2317-4390.2020v9n2p20. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/40305. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)