O método Kanban na gestão de serviços de inteligência artificial e ciência de dados
métricas para gestão de fluxos de informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n1p21Palavras-chave:
Kanban, Fluxo de informação, Gestão da informação, Métodos ágeis, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: O método Kanban é uma abordagem fortemente centrada no fluxo de informação para gestão de projetos, podendo ser adotado no desenvolvimento de produtos e serviços informacionais. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar uma proposta de utilização do método Kanban, como referência para melhoria dos fluxos de informação sobre demandas, por uma unidade especializada em serviços de inteligência artificial e ciência de dados de uma empresa pública de tecnologia da informação.
Metodologia: Com natureza descritiva e exploratória, utilizou da pesquisa documental e da observação direta para relatar a melhoria das atividades desenvolvidas, a partir da gestão de mudanças apoiadas no Kanban. A proposta desenvolvida utilizou métricas centrais do kanban: lead time, taxa de entrega (vazão) e work in progress (WIP), apresentadas em painéis, com dados coletados entre agosto de 2020 e julho de 2023.
Resultados: Os painéis produzidos permitiram identificar dificuldades e mapear pontos de atenção para adequação e ajustes nos processos de trabalho. A iniciativa teve início em agosto de 2023 e já obteve resultados positivos ao longo da adoção na unidade, o que inspirou a replicação em outras unidades parceiras dentro da mesma organização.
Conclusões: A adoção de práticas do Kanban permitiu um melhor entendimento na natureza do serviço e apoiou a tomada de decisões práticas, acionáveis e baseadas em evidências. Apesar de ainda estar em andamento, a proposta já atingiu os objetivos iniciais. Como trabalhos futuros e após conclusão e aprovação do projeto, espera-se que o método seja adaptado para toda a organização.
Downloads
Referências
ANDERSON, David J. Kanban: successful evolutionary change for your technology business. Seatle, WA: Blue Hole Press, 2010.
ANDERSON, David J.; BOZHEVA, Teodora. Kanban Maturity Model, Coaches' Edition: a map to organizational agility, resilience, and reinvention. Seattle, WA: Kanban University Press, 2021.
ANDERSON, David J. Discovering Kanban: the evolutionary path to enterprise agility. Estados Unidos: Kanban University Press, 2023.
BARTEL, Susanne; BARTEL, Andreas. O guia oficial do método Kanban. v. 1. Seattle, WA: Kanban University, 2021. Disponível em: https://kanban.university/wp-content/uploads/2021/04/The-Official-Kanban-Guide_Portuguese_A4.pdf. Acesso em: 09 abr. 2022.
BORKO, Harold. Ciência da Informação: o que é isto? American Documentation, v. 19, n.1, p. 1-6, jan. 1968. (Tradução Livre). Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1992827/mod_resource/content/1/Borko.pdf. Acesso em: 05 maio 2024.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
OHNO, Taiichi. Toyota Production System: beyond large-scale production. Portland: Productivity Press, 1988. Disponível em: http://dspace.vnbrims.org:13000/jspui/bitstream/123456789/4694/1/Toyota%20Production%20System%20Beyond%20Large-Scale%20Production.pdf. Acesso em: 25 abr. 2024.
SHINGO, Shigeo. Astudy of Toyota Production System from an industrial engineering viewpoint. Cambridge: Japan Management Association, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Junilson Pereira Souza, Patrícia Nascimento Silva
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
O conteúdo dos textos e a citação e uso de imagens submetidas são de inteira responsabilidade dos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista Informação& Profissões, ficando sua reimpressão total ou parcial sujeita a autorização expressa da revista. Em todas as citações posteriores, deverá ser consignada a fonte original de publicação, no caso a Informação&Profissões.