O método Kanban na gestão de serviços de inteligência artificial e ciência de dados

métricas para gestão de fluxos de informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n1p21

Palavras-chave:

Kanban, Fluxo de informação, Gestão da informação, Métodos ágeis, Ciência da Informação

Resumo

Objetivo: O método Kanban é uma abordagem fortemente centrada no fluxo de informação para gestão de projetos, podendo ser adotado no desenvolvimento de produtos e serviços informacionais. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar uma proposta de utilização do método Kanban, como referência para melhoria dos fluxos de informação sobre demandas, por uma unidade especializada em serviços de inteligência artificial e ciência de dados de uma empresa pública de tecnologia da informação.
Metodologia: Com natureza descritiva e exploratória, utilizou da pesquisa documental e da observação direta para relatar a melhoria das atividades desenvolvidas, a partir da gestão de mudanças apoiadas no Kanban. A proposta desenvolvida utilizou métricas centrais do kanban: lead time, taxa de entrega (vazão) e work in progress (WIP), apresentadas em painéis, com dados coletados entre agosto de 2020 e julho de 2023.
Resultados: Os painéis produzidos permitiram identificar dificuldades e mapear pontos de atenção para adequação e ajustes nos processos de trabalho. A iniciativa teve início em agosto de 2023 e já obteve resultados positivos ao longo da adoção na unidade, o que inspirou a replicação em outras unidades parceiras dentro da mesma organização.
Conclusões: A adoção de práticas do Kanban permitiu um melhor entendimento na natureza do serviço e apoiou a tomada de decisões práticas, acionáveis e baseadas em evidências. Apesar de ainda estar em andamento, a proposta já atingiu os objetivos iniciais. Como trabalhos futuros e após conclusão e aprovação do projeto, espera-se que o método seja adaptado para toda a organização.

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Biografia do Autor

Junilson Pereira Souza, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Mestre em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Belo Horizonte, Brasil.

Patrícia Nascimento Silva, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Doutora em Gestão e Organização do Conhecimento pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente do Departamento de Organização e Tratamento da Informação e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC) UFMG, Belo Horizonte, Brasil

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Publicado

2024-12-16

Como Citar

SOUZA, Junilson Pereira; NASCIMENTO SILVA, Patrícia. O método Kanban na gestão de serviços de inteligência artificial e ciência de dados: métricas para gestão de fluxos de informação. Informação@Profissões, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 21–41, 2024. DOI: 10.5433/2317-4390.2024v13n1p21. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/infoprof/article/view/49411. Acesso em: 18 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de Experiências