O método Kanban na gestão de serviços de inteligência artificial e ciência de dados
métricas para gestão de fluxos de informação
DOI:
https://doi.org/10.5433/2317-4390.2024v13n1p21Palavras-chave:
Kanban, Fluxo de informação, Gestão da informação, Métodos ágeis, Ciência da InformaçãoResumo
Objetivo: O método Kanban é uma abordagem fortemente centrada no fluxo de informação para gestão de projetos, podendo ser adotado no desenvolvimento de produtos e serviços informacionais. Este relato de experiência tem o objetivo de apresentar uma proposta de utilização do método Kanban, como referência para melhoria dos fluxos de informação sobre demandas, por uma unidade especializada em serviços de inteligência artificial e ciência de dados de uma empresa pública de tecnologia da informação.
Metodologia: Com natureza descritiva e exploratória, utilizou da pesquisa documental e da observação direta para relatar a melhoria das atividades desenvolvidas, a partir da gestão de mudanças apoiadas no Kanban. A proposta desenvolvida utilizou métricas centrais do kanban: lead time, taxa de entrega (vazão) e work in progress (WIP), apresentadas em painéis, com dados coletados entre agosto de 2020 e julho de 2023.
Resultados: Os painéis produzidos permitiram identificar dificuldades e mapear pontos de atenção para adequação e ajustes nos processos de trabalho. A iniciativa teve início em agosto de 2023 e já obteve resultados positivos ao longo da adoção na unidade, o que inspirou a replicação em outras unidades parceiras dentro da mesma organização.
Conclusões: A adoção de práticas do Kanban permitiu um melhor entendimento na natureza do serviço e apoiou a tomada de decisões práticas, acionáveis e baseadas em evidências. Apesar de ainda estar em andamento, a proposta já atingiu os objetivos iniciais. Como trabalhos futuros e após conclusão e aprovação do projeto, espera-se que o método seja adaptado para toda a organização.
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