"Estrangeiros no próprio território"
re(es)crevendo a história do Tabuleiro dos Negros através da educação histórica e decolonial
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2024v30n1p134-158Palavras-chave:
Tabuleiro dos Negros, consciência histórica, decolonialidadeResumo
O presente artigo surge de algumas reflexões advindas de uma investigação dissertativa sobre a História, Educação e Cultura afro-cearense no Vale do Jaguaribe - Ceará concluída em 2014 que, a posteriori, inspirou a realização de experiências vividas na educação básica em um bairro periférico. Assim, este texto tem por objetivo, de um lado, verificar o reconhecimento do repertório (ideias prévias), de conceitos históricos, do desenvolvimento da consciência histórica e das questões ligadas ao ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana em estudantes dos 9°s anos da Escola Ana Xavier Lopes, na cidade de Russas/CE, território primeiramente habitado somente por negras e negros; de outro, busca-se socializar a experiência de um projeto "O tabuleiro dos Negros tem História!", vivenciado nos meses de fevereiro e março de 2021 - pós-pandemia da COVID-19 e realizado na referida instituição com estes discentes. Como percurso metodológico optamos pela pesquisa de caráter qualitativo, embasados em referenciais da Didática da História, do Movimento Decolonial e da Historiografia afro-brasileira e afro-cearense. Também desenvolvemos o projeto a partir da metodologia da Aula-Oficina, e como técnica de coleta de dados utilizamos entrevistas orais e questionários semiestruturados aplicados aos estudantes. Como resultado verificou-se que através do levantamento das dúvidas, das ideias prévias, das vivências e pesquisas na comunidade, elas e eles estão se tornando protagonistas das suas Histórias e não meros repetidores de uma narrativa que os excluía do ponto de vista étnico e educacional.
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