Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Palavras-chave:

Ensino, História, Jogo, Metodologia, Aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de História tendo o jogo como possibilidade metodológica para o ensino fundamental, relatando uma experiência didático-pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Universidade Estadual de Londrina

Regina Célia Alegro, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Metodologia e Prática de Ensino de História - UEL

Referências

ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972

CITRON, S. Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, s.d.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

GROSSI, E. P.; MARZOLA, N. Alfabetização em novas bases. Porto Alegre: Kuarup, 1989

HUIZINGA, J. Homo Ludens; o jogo como elemento da cultura. Trad. J. P. MONTEIRO. São Paulo: Perspectiva, 1980

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

MACHADO, M. Brinquedo e Cognição (O Brincar e o conhecer). Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2 : 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. Memória, História, Historiografia. Dossiê Ensino de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, n. 25/26, set/92¬ ago/93

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. História em Quadro-Negro. Escola, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: ANPUH, v. 9, n. 19, set/89-fev/90

REVISTA PROJETO HISTÓRICO. São Paulo: PUC, n. 4, jun/95

SILVA, M. A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

VEIGA, L. P A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991

ZAMBERLAN, M. A. T. Cognição Social: aspectos sócio-cognitivos do jogo. Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2: 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

Downloads

Publicado

1998-07-06

Como Citar

Cainelli, M. R., & Alegro, R. C. (1998). Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental. História & Ensino, 4, 77–88. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Edição

Seção

Artigos