Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Palabras clave:

Ensino, História, Jogo, Metodologia, Aprendizagem.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de História tendo o jogo como possibilidade metodológica para o ensino fundamental, relatando uma experiência didático-pedagógica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em História. Universidade Estadual de Londrina

Regina Célia Alegro, Universidade Estadual de Londrina

Professora de Metodologia e Prática de Ensino de História - UEL

Citas

ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972

CITRON, S. Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, s.d.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

GROSSI, E. P.; MARZOLA, N. Alfabetização em novas bases. Porto Alegre: Kuarup, 1989

HUIZINGA, J. Homo Ludens; o jogo como elemento da cultura. Trad. J. P. MONTEIRO. São Paulo: Perspectiva, 1980

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

MACHADO, M. Brinquedo e Cognição (O Brincar e o conhecer). Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2 : 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. Memória, História, Historiografia. Dossiê Ensino de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, n. 25/26, set/92¬ ago/93

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. História em Quadro-Negro. Escola, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: ANPUH, v. 9, n. 19, set/89-fev/90

REVISTA PROJETO HISTÓRICO. São Paulo: PUC, n. 4, jun/95

SILVA, M. A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

VEIGA, L. P A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991

ZAMBERLAN, M. A. T. Cognição Social: aspectos sócio-cognitivos do jogo. Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2: 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

Publicado

1998-07-06

Cómo citar

Cainelli, M. R., & Alegro, R. C. (1998). Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental. História & Ensino, 4, 77–88. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Número

Sección

Artigos