Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Keywords:

Teaching, Story, Game, Methodology, Learning.

Abstract

Este artigo tem por objetivo discutir o ensino de História tendo o jogo como possibilidade metodológica para o ensino fundamental, relatando uma experiência didático-pedagógica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlene Rosa Cainelli, Universidade Estadual de Londrina

PhD in History. Professor at Universidade Estadual de Londrina

Regina Célia Alegro, Universidade Estadual de Londrina

Professor of Methodology and History Teaching Practice - UEL

References

ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 1972

CITRON, S. Ensinar a História Hoje: a memória perdida e reencontrada. Lisboa: Livros Horizonte, s.d.

CHATEAU, J. O jogo e a criança. São Paulo: Summus, 1987.

GROSSI, E. P.; MARZOLA, N. Alfabetização em novas bases. Porto Alegre: Kuarup, 1989

HUIZINGA, J. Homo Ludens; o jogo como elemento da cultura. Trad. J. P. MONTEIRO. São Paulo: Perspectiva, 1980

LA TAILLE, Y.; OLIVEIRA, M. K.; DANTAS, H. Piaget, Vygotsky, Wallon. Teorias Psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 1992

MACHADO, M. Brinquedo e Cognição (O Brincar e o conhecer). Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2 : 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. Memória, História, Historiografia. Dossiê Ensino de História. São Paulo: ANPUH, v. 13, n. 25/26, set/92¬ ago/93

REVISTA BRASILEIRA DE HISTÓRIA. História em Quadro-Negro. Escola, Ensino e Aprendizagem. São Paulo: ANPUH, v. 9, n. 19, set/89-fev/90

REVISTA PROJETO HISTÓRICO. São Paulo: PUC, n. 4, jun/95

SILVA, M. A. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

VEIGA, L. P A. (org.) Técnicas de ensino: por que não? Campinas: Papirus, 1991

ZAMBERLAN, M. A. T. Cognição Social: aspectos sócio-cognitivos do jogo. Simpósio Interdisciplinar de Estudos Cognitivos (2: 1190, Londrina) Anais. Londrina: UEL, 1990

Published

1998-07-06

How to Cite

Cainelli, M. R., & Alegro, R. C. (1998). Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental. História & Ensino, 4, 77–88. https://doi.org/10.5433/2238-3018.1998v4n0p77

Issue

Section

Artigos