“Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p181

Palavras-chave:

Livro Didático, Autoria, Editora, Lugar de Autoria

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão oriunda de pesquisa de doutorado que tem por objetivo desenvolver a noção de “lugar de autoria” a fim de compreender o cenário atual da produção de livros didáticos. Nesta ocasião, tendo como aporte teórico as contribuições de Michel Foucault, o conceito de autoria é revisto com base na função que desempenha no discurso. Na atual conjuntura política e econômica, é problematizado o papel das editoras na produção de materiais didáticos, propondo-se um olhar para além da atuação mercadológica. A partir de entrevistas realizadas com autores de livros didáticos, compreendemos que o “lugar de autoria” se constitui na especificidade de seu tempo e espaço.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Soares Ralejo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora e historiadora. Atua em pesquisas do ensino de História e em formação de professores.

Referências

ANDRADE, Eliane. A autoria e a função-autor no livro didático. Quaestio – revista de estudos em educação, Sorocaba, ano 5, n. 2, p. 75-90, nov. 2003.

BEZERRA, Holien G.; LUCA, Tânia. R. Em busca da qualidade PNLD história – 1996 – 2004. In: SPOSITO, Maria. E. B. (org.). Livros didáticos de história e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2006. p. 27-53.

BITTENCOURT, Circe. M. F. Livro didático e saber escolar 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

BITTENCOURT, Circe. M. F. Autores e editores de compêndios e livros de leitura (1810-1910). Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, p. 475-491, set./dez. 2004.

CAIMI, Flávia. O livro didático e as imperfeições: repercussões do PNLD após 20 anos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 33-54

CARTAXO, Simone R. A formação do autor do livro didático do PNLD. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9., 2012, Caxias do Sul. Anais [...]. Caxias do Sul: Universidade de Caxias do Sul, 2012. v. 11, p. 1-13.

CASSIANO, Célia C. de F. Política e economia do mercado do livro didático no século XXI: globalização, tecnologia e capitalismo na educação básica nacional. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.) Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 88-100

CASSIANO, Célia C. de F. O mercado do livro didático no Brasil do século XXI: a entrada do capital espanhol na Educação nacional. São Paulo: Editora Unesp, 2013

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

CHARTIER, Roger. A mão do autor e a mente do editor. São Paulo: Editora Unesp, 2014.

CHARTIER, Roger. O que é um autor?: revisão de uma genealogia. São Carlos: EdUFSCar, 2012.

CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: Imprensa oficial do Estado de São Paulo: Editora UNESP, 1998.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor?. In: FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos: estética: literatura e pintura, música e cinema. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001. v. 3, p. 264-298.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 22. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2012.

GASPARELLO, Arlete M. Livro didático e história do ensino de História: caminhos de pesquisa. In: GALZERANI, Maria C. B.; BUENO, João B. G.;

PINTO JUNIOR, Arnaldo (org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de História. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória Unicamp, 2013.

GATTI JUNIOR, Décio. A escrita escolar da história: livro didático e ensino no Brasil (1970-1990). Bauru: Edusc; Uberlândia: Edufu, 2004.

GATTI JUNIOR, Décio. Estado, currículo e livro didático de história no Brasil (1988-2007). In: OLIVEIRA, Margarida M. D. de; STAMATTO, Maria I. S. (org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: EDUFRN, 2007. p. 19-35.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

HENGE, Gláucia da S. Confrontos discursivos e autoria colaborativa. In:

MITTMANN, Solange (org.). A autoria na disputa pelos sentidos. Porto Alegre: Instituto de Letras UFRGS, 2016.

JAEHN, Lizete; FERREIRA, Márcia S. Perspectivas para uma história do currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem fronteiras, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 256- 272, set./dez. 2012.

MIRANDA, Sônia R.; ALVIM, Yara C. Livros na batalha de ideias: a sedução da verdade no debate em torno dos livros didáticos de história. In: GALZEANI, Maria C. B.; BUENO, João B. G.; PINTO JUNIOR, Arnaldo (org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de história. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória Unicamp, 2013. p. 373-398.

MIRANDA, Sônia R.; LUCA, Tânia R. de. O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 24, n. 48, p. 123-144, 2004.

MONTEIRO, Ana M. F. C. Livros didáticos de história para o ensino médio e as orientações oficiais: processos de recontextualização e didatização. In: GALZEANI, Maria C. B.; BUENO, João B. G.; PINTO JUNIOR, Arnaldo (org.). Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de história. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória Unicamp, 2013. p. 209-226.

MONTEIRO, Ana M. F. C. Professores e livros didáticos: narrativas e leituras no ensino de História. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís;

MAGALHÃES, Marcelo de S. A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro. FGV, 2009. p. 177-199.

MUNAKATA, Kazumi. Os autores de livros didáticos na virada do século. In: GAPARELLO, Arlete; VILLELA, Heloisa (org.). Educação na história: intelectuais, saberes e ações instituintes. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. p. 35-56.

MUNAKATA, Kazumi. O livro didático como mercadoria. Pró-Posições, São Paulo, v. 23, p. 51-66, 2012.

MUNAKATA, Kazumi. Devem os livros didáticos de história ser condenados?. In: ROCHA, Helenice; MAGALHÃES, Marcelo; CONTIJO, Rebeca (org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. Rio de Janeiro: FGV, 2009. v. 1, p. 281-292.

MUNAKATA, Kazumi. Dois manuais de história para professores: histórias de sua produção. Educação e Pesquisa (USP), São Paulo, v. 30, n. 3, p. 513-529, 2004.

MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. 1997. Tese (Doutorado) –Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 1997.

OLIVEIRA, Iranilson. B. de. A zona do indeterminado: pensando autor, autoria, produção e consumo de livros didáticos. In: OLIVEIRA, Margarida M. D. de; STAMATTO, Maria I. S. (org.). O livro didático de história: políticas educacionais, pesquisas e ensino. Natal: Editora da UFRN EDUFRN, 2007. p. 67-77.

OLIVEIRA, Margarida M. D, de. O programa nacional do livro didático (PNLD) e a construção do saber histórico escolar. In: GALZEANI, Maria C. B.; BUENO, J. B. G.; PINTO JUNIOR, Arnaldo. Paisagens da pesquisa contemporânea sobre o livro didático de história. Jundiaí: Paco Editorial; Campinas: Centro de Memória Unicamp, 2013. p. 357-372.

ROCHA, Helenice. Livro didático de história em análise: a força da tradição e transformações possíveis. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís;

MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.). Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017. p. 11-30.

ROCHA, Helenice. Livros didáticos de história: a diversidade de leitores e usos. In: ROCHA, Helenice; REZNIK, Luís; MAGALHÃES, Marcelo de S. (org.). A história na escola: autores, livros e leituras. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p. 201-226.

SILVA, Alexandra L. da. Ensino e mercado editorial de livros didáticos de história do Brasil – Rio de Janeiro (1870-1924). 2008. Dissertação (Mestrado) Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2008.

SOUZA, Deusa M. Autoridade, autoria e o livro didático. Contexturas, São Paulo, n. 3, 1996.

TEIXEIRA, Adriana L. de D. Autoria no livro didático de língua portuguesa: o papel do editor. 2012. Dissertação (Mestrado) - Unicamp, Campinas, 2012.

Downloads

Publicado

2020-09-30

Como Citar

Ralejo, A. S. (2020). “Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos. História & Ensino, 26(1), 181–199. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2020v26n1p181

Edição

Seção

Artigos