A história como jogo: contribuições de Michel Foucault para o ensino da história

Autores/as

  • Luciano Rocha Pinto Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p149

Palabras clave:

História, Teoria, Poder, Michel Foucault, Ensino de História

Resumen

O presente trabalho busca evidenciar uma "Teorien", um modo de ver norteador a partir da abordagem teórica e metodológica proposta por Michel Foucault. Acusado de não possuir um método, o filósofo-historiador amplia a perspectiva ou o olhar dos historiadores com outro modo de ver, pensar e construir a história. Nunca foi óbvio ou transparente, nem elaborou esquemas teóricos de fácil medição do que seria a realidade. Foi criticado e, por vezes, mal compreendido, por apresentar um olhar diferenciado e feroz contra as ideias de continuidade, totalidade, sujeitos fundadores, origens nobres e abordagens teleológicas. Suas noções de descontinuidade e poder relacional instauram outro olhar sobre a história, que deve ser percebida como um jogo.

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Biografía del autor/a

Luciano Rocha Pinto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Política da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPG-História-UERJ).

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Publicado

2011-09-09

Cómo citar

Pinto, L. R. (2011). A história como jogo: contribuições de Michel Foucault para o ensino da história. História & Ensino, 17(1), 149–165. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p149

Número

Sección

Artigos