A história como jogo: contribuições de Michel Foucault para o ensino da história
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2011v17n1p149Palavras-chave:
História, Teoria, Poder, Michel Foucault, Ensino de HistóriaResumo
O presente trabalho busca evidenciar uma "Teorien", um modo de ver norteador a partir da abordagem teórica e metodológica proposta por Michel Foucault. Acusado de não possuir um método, o filósofo-historiador amplia a perspectiva ou o olhar dos historiadores com outro modo de ver, pensar e construir a história. Nunca foi óbvio ou transparente, nem elaborou esquemas teóricos de fácil medição do que seria a realidade. Foi criticado e, por vezes, mal compreendido, por apresentar um olhar diferenciado e feroz contra as ideias de continuidade, totalidade, sujeitos fundadores, origens nobres e abordagens teleológicas. Suas noções de descontinuidade e poder relacional instauram outro olhar sobre a história, que deve ser percebida como um jogo.
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