A hegemonia da mídia televisiva e o ensino de história

Autores

  • Cássia Rita Louro Palha Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p9

Palavras-chave:

Mídia televisiva, Hegemonia, Ensino de história.

Resumo

Pensamos o ensino de História hoje é, antes de tudo, ampliarmos nossos horizontes para as múltiplas instâncias através das quais a educação se materializa na tessitura social, de forma muitas das vezes bem mais socializadora que o ensino institucionalizado, como o caso da mídia televisiva. O presente artigo visa abordar a pedagogia mediática televisiva enquanto poderosa formadora de opinião das sociedades modernas e das implicações desse exercício de hegemonia frente à formação de nossos alunos e à construção do conhecimento histórico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Rita Louro Palha, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre em Educação pela UFF. Professora da Universidade Presidente Antônio Carlos e da Universidade Estácio de Sá.

Referências

BOURDIEU, Pierre. Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997.

BOURDIEU, Pierre. O Poder simbólico. São Paulo: Difel, 1989.

ECO, Humberto. Apocalíptico e integrado. São Paulo: Difel, 1991.

FERRÉS, J. Televisão subliminar: socializando através de comunicações despercebidas. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

GRAMSCI. A. Concepção dialética da história. 10. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.

IANNI, O. O príncipe eletrônico. Revista Primeira Versão, Campinas, n. 78, 1998.

NORA, P. O retorno do fato. In: NORA, P. História: novos problemas. 2. ed. Rio Janeiro: Francisco Alves, 1979.

SABOGA, H.; FONTES, V. Escola, televisão e cidadania. À margem. Rio de Janeiro, v.2, n.14, jun. 1994.

SODRÉ, M. O monopólio da fala: função e linguagem da televisão no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1977.

SODRÉ, M. Reinventando a cultura: a comunicação e seus produtos. Petrópolis: Vozes, 1986.

Downloads

Publicado

2001-06-20

Como Citar

Palha, C. R. L. (2001). A hegemonia da mídia televisiva e o ensino de história. História & Ensino, 7, 9–22. https://doi.org/10.5433/2238-3018.2001v7n0p9

Edição

Seção

Artigos