Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.5433/2238-3018.2009v15n0p9Palavras-chave:
Literacia histórica, Educação histórica, Cognição histórica.Resumo
Esse artigo pretende realizar uma sistematização do conceito de literacia histórica. Para isto, tomou-se como referência algumas considerações filosóficas sugeridas, entre outros, por Lee, Oakeshoot e Rusen. A idéia de literacia histórica surgiu a partir dos estudos sobre consciência histórica. Conforme Peter Lee tem afirmado, esse conceito é importante para o desenvolvimento de competências históricas, como a interpretação e orientação temporal.
Downloads
Referências
CHARL0T, B. Da relação com o saber Porto Alegre:Artmed, 2000.
BRANSFOR, A.; BROW, A. L.; COCKING, R.R. Como as pessoas aprendem: cérebro, mente, experiência e escola. São Paulo: Senac, 2007.
DUBET, F. El declive de la institución. Barcelona: Gedisa, 2006
DUBET, F.; MARTUCCELLI, D. Em la escuela: sociologia de la experiencia escolar. Madrid Losada, 1998
FARIA, J.H.; MENEGHETTI, F.K. O seqüestro da subjetividade e as novas formas de controle psicológico no trabalho: uma abordagem crítica ao modelo toyotista dt pi•odução. Campinas: ENANIPAD, 2001.
LEE, P. Educaçao histórica, consciência histórica e literacia histórica. In.BARCA, l.(org.). Estudos de consciencia histórica na Europa, Ásia e África. Braga: Uminho. 200 8.
LEE, P. Em direção a um conceito de literacia histórica. Revista Educar; Dossiê Educação Histórica, Curitiba, 2006.
LEE, P. History in the classroom. In: How Students Learn. Washington: TlJe national academies press, 2005.
MAGRIS, C. Contradições paralisam aEuropa. Entrevista ao Jornal “OEstado de São Paulo”, São Paulo, 2009. Caderno Cultura, p.6.
MORAES, M. C. M. Recuo da teoria. In: MORAES, M.C.M. (Org.). Iluminismo às Avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
OAKESHOTT, M. Sobree aHistoria. Rio de Janeiro Topbooks, 2003.
RUSEN,J. Razao histórica. Brasília: UnB, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
História & Ensino adota a licença CC-BY esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.