“A praça” versus “Dormi na praça”: uma comparação intersemiótica entre duas canções construídas sobre um mesmo tema

Autores

  • Keity Cassiana Seco Bruning Universidade Estadual de Londrina
  • Loredana Limoli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2010v10n1p85

Palavras-chave:

Canção, Semiótica, Nível discursivo

Resumo

Esta pesquisa apresenta uma análise descritivo-interpretativa, do nível discursivo, de duas canções, “A praça” e “Dormi na praça”. O objetivo é realizar uma comparação intersemiótica entre as escolhas linguísticas e melódicas feitas pelos dois enunciadores para projetar os sentidos em tais textos. Ambas possuem o mesmo eixo semântico – ausência x em uma praça e são compostas por dois planos de expressão: o verbal e o melódico, que se interligam para formar um texto sincrético. Foi utilizada, como fundamentação teórica, a semiótica greimasiana e a semiótica da canção de Tatit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keity Cassiana Seco Bruning, Universidade Estadual de Londrina

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina. 

Loredana Limoli, Universidade Estadual de Londrina

Professora Doutora da Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BARROS, Diana Luz. Teoria semiótica do texto. São Paulo: Ática, 2003.

BERTRAND, Denis. Caminhos da Semiótica literária. São Paulo: EDUSC, 2003.

DIETRICH, Peter. Araçá Azul: uma análise semiótica, 2003. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, São Paulo.

IMPERIAL, Carlos Imperial. A praça (1966). Letra e partitura disponíveis em: . Acesso: 07 jan. 2010.

FIORIN, José Luiz. As astúcias da enunciação. São Paulo: Ática, 1996.

GREIMAS, Algirdas Julius; FONTANILLE, Jacques. Semiótica das Paixões. São Paulo: Editora Ática, 1993.

PLATÃO; FIORIN. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 1997.

SARAIVA, J. B. Como analisar a canção popular. In: COSTA, N. B. (org.). Práticas Discursivas da Cultura: exercícios analíticos. Campinas: Pontes, 2005. p.153-169.

TATIT, Luiz. Musicando a semiótica. Ensaios. São Paulo: Annablume, 1998.

TATIT, Luiz. O cancionista: composição de canções no Brasil. São Paulo: Edusp, 2002.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Downloads

Como Citar

BRUNING, Keity Cassiana Seco; LIMOLI, Loredana. “A praça” versus “Dormi na praça”: uma comparação intersemiótica entre duas canções construídas sobre um mesmo tema. Entretextos, Londrina, v. 10, n. 1, p. 85–122, 2010. DOI: 10.5433/1519-5392.2010v10n1p85. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/5489. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos