Entrevista com a Escritora Surda Portuguesa Marta Morgado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2024v24n1p401-410

Palavras-chave:

Marta Morgado, Literatura Surda, Literatura Gestual Surda Portuguesa, Literatura em LGP

Resumo

Marta Morgado, escritora Surda, nascida em Lisboa, Portugal, é uma personalidade multifacetada que desempenha um papel crucial na comunidade Surda de Portugal. Morgado é formada em Educação Infantil pela Escola Superior de Educadores de Infância Maria Ulrich, possui a equivalência do Curso de Formação de Formadores de Língua Gestual Portuguesa, concedida pela Associação Portuguesa de Surdos. Além disso, Marta Morgado é PhD em linguística pela Universit Leiden (2024), mestre em Educação de Surdos e Língua Gestual Portuguesa, obtendo o título pela Universidade Católica Portuguesa (2008). Também concluiu o curso de especialização em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Surdez Pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.Com carreira no Campo da Educação, Marta leciona no Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa desde 1997. Além Disso, atuou como coordenadora do subdepartamento do LGP no mesmo CED Jacob Rodrigues Pereira da Casa Pia de Lisboa. Ela teve contribuições significativas na concepção de materiais multimídia, como Os meus primeiros gestos (2012) e os manuais do 1º ciclo para a disciplina de Língua Gestual Portuguesa A Turma do Dinis (2015). Além de publicar o caderno de Literatura das Línguas Gestuais (2011) e os Estudos Surdos (2012).Atualmente, Marta está envolvida como pesquisadora no Projeto de Investigação Sobre a Aquisição longitudinal de Língua Gestual Portuguesa, financiado pela Fundação para a Ciência Tecnologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Morgado

Escritora Surda. Doutora em linguística. Portugal/PT.

Bruno Lutianny Fagundes Monção, Universidade Estadual de Montes Claros

Doutorando em Estudos Literários pela UFU; Mestre em Estudos Literários pela UNIMONTES; Mestre em Educação: Educação Especial pela UFP/PT. Graduado em Letras/Libras - UFPB, graduado em Educação Física pela FAVENORTE, graduado em Pedagogia pela EDUCAMAIS; Bacharel em Educação Física pela UNIASSELVI; Bacharel em Letras Libras pela UNIASSELVI. É especialista em Educação a distância: Gestão e Tutoria pela UNIASSELVI, LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais com ênfase em tradução e interpretação, pela Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES e em LIBRAS, pela FAVENORTE; especialista em Docência do Ensino Superior e em Planejamento Escolar pela SOEBRAS / ISEJAN e em Personal Training com ênfase em musculação pela SOEBRAS. Integrante do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão GPTG, do Grupo do Grupo de Estudo discurso e Subjetividade na Educação Profissional e Tecnológica GEDS-EPT e membro do Grupo Leitura no museu. Atualmente, é Professor de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS na Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES.

Marcio Jean Fialho de Sousa, Universidade Estadual de Montes Claros

Professor da Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, membro permanente do PPGL - Estudos Literários, Coordenador do Grupo de Pesquisa Teolinda Gersão (PPGL-UNIMONTES) e do Grupo de Leitura no Museu (MRNM/PPGL-UNIMONTES). Membro Pesquisador do Grupo Eça-USP / CNPq , do GT Literatura Portuguesa da ANPOLL e sócio fundador da Associação Amigos do Museu - MRNM-UNIMONTES. Membro da Equipe Técnica, como Coordenador Pedagógico Adjunto, do PNLD 2021, responsável pelas Obras Literárias em Língua inglesa. Em 2017, concluiu Pós-doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP e, em 2019, concluiu Pós-doutoramento em Estudos Literários pela UNIMONTES. Doutor e Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo ? USP. Possui Especialização em Teologia, pelo Centro Universitário Assunção - UniFAI-SP, e em Língua Inglesa pela Universidade Estadual Paulista ? UNESP. Atuou como professor universitário em diversas IES do Estado de São Paulo. Trabalhou com formação de professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, tendo sido também um dos responsáveis pela implantação do Projeto Early Bird de Ensino de Inglês nas séries iniciais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Portuguesa, atuando, principalmente, com: Literaturas de Língua Portuguesa e Literaturas Marginais; Eça de Queirós e Teolinda Gersão.

Referências

BARBOSA, M. O. L. LGBTQIA+. Brasil Escola, s.d. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/lgbtqia.htm. Acesso em: 13 maio 2024.

CORREIA, I. S. Línguas e Linguagens: Língua Gestual Portuguesa e Português. Exedra: Revista Científica, Número temático – Educação Especial: contributos para a intervenção, 2015.

KARNOPP, L. B. “Produções Culturais de Surdos: análise da literatura surda”. In: Cadernos de Educação. Pelotas: FaE/PPGE/UFPel, 2010.p. 155-174.

MORGADO M.; MARTINI, M. A turma do Dinis. 1ª ed. Lisboa: Casa Pia de Lisboa, 2015.

MORGADO, M. Estudos Surdos II. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2012.

MORGADO, M. Literatura das línguas gestuais. Lisboa – PT: Universidade Católica Editora, 2011.

MORGADO, M. Luanda, Lua. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2012.

MORGADO, M. Mamadu, o herói surdo. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2007.

MORGADO, M. Os meus primeiros gestos, Surd’Universo/CED Jacob Rodrigues Pereira – Casa Pia de Lisboa, 2010.

MORGADO, M. Sou Asas. Lisboa – PT: Surd’Universo, 2009.

RAMOS, M. I. A. Famílias arco-íris: impacto da percepção da

satisfação conjugal e do suporte social na percepção do papel parental. Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia. Universidade de Lisboa/PT. 2014. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/18428/1/ulfpie047276_tm.pdf. Acesso em: 13 maio 2024.

SACKS, O. Vendo Vozes: Uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução Laura

T. Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. SÁNCHEZ, Carlos. La increíble y triste historia de la sordera. Caracas: Ceprosord, 1999.

Downloads

Publicado

30-06-2024

Como Citar

MORGADO, Marta; MONÇÃO, Bruno Lutianny Fagundes; SOUSA, Marcio Jean Fialho de. Entrevista com a Escritora Surda Portuguesa Marta Morgado. Entretextos, Londrina, v. 24, n. 1, p. 401–410, 2024. DOI: 10.5433/1519-5392.2024v24n1p401-410. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/50339. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Entrevistas