A variação linguística na formação e na prática de comunicadores de rádio e outras mídias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n3p215-236

Palavras-chave:

Variação Linguística, Rádio, Educação profissional

Resumo

 O artigo, fundamentado na ideia de que a variação linguística oferece recursos para a construção de estilos de persona contextualizados conforme as identidades dos interlocutores e objetivos das atividades realizadas (Coupland, 2007), examina qualitativamente dados de fala de uma locutora de rádio e um programa de disciplina oferecida em um curso de formação de locutores. A análise dos dados revela variação linguística na fala da locutora, mobilizada na construção de diferentes personas. Já a análise do programa da disciplina mostra a exclusividade das práticas da fala neutralizada no treino de locução. Os resultados das análises sugerem a necessidade de abordar, na formação dos locutores, tanto a linguagem padrão da fala neutralizada como a fala com variação, centrada no tipo de atividade e nos diferentes propósitos da comunicação.

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Biografia do Autor

Ana Paula Marques Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doctorate student in Language Studies - Sociolinguistics at UFRGS (2023-2027).

Elisa Battisti, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Departamento de Linguística, Filologia e Teoria Literária e Programa de Pós-Graduação em Letras, Área Estudos da Linguagem, Instituto de Letras, UFRGS. Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Pesquisadora 1D do CNPq.

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Publicado

31-12-2023

Como Citar

MARQUES BARBOSA, Ana Paula; BATTISTI, Elisa. A variação linguística na formação e na prática de comunicadores de rádio e outras mídias. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 3, p. 215–236, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n3p215-236. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/49225. Acesso em: 21 nov. 2024.