Critical academic literacy through summary sheets

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp234-253

Keywords:

Critical Academic Literacy, Didactic Sequence, Summary Sheets

Abstract

Considering scientific methodology textbooks offer a mechanistic approach to the work with the genre of summary sheets in the classroom of Higher Education (HE), this article aims to present a didactic sequence for the elaboration of summary sheets from the sociodiscursive interactionism (SIT), aimed at teachers and students of HE. To do so, we rely on Bakhtin (2003) and understand the text as an enunciate composed simultaneously by "already said" discourses and by enunciates prefigured by the subject in contact with the "already said", in a dialogical relationship. Our methodological path followed the structure of the didactic sequence linked to the theory of textual genres for mother tongue teaching, according to Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004). From our results, we argue that the didactic sequence presented here contributes to the redefinition of the genre summary sheet by students and teachers, who no longer see it as an end in itself, something that needs to be delivered or completed, and start to see it as an access apparatus to transpose the merely textual level of the "written said" to enter the critical level of academic reading with scientific use, which involves a reflective approach to the "not said/not written".

Downloads

Author Biographies

Victoria Barboza de Castro Cunha, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestranda em Administração e Licencianda em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Câmpus Centro). Bacharela em Administração e Especialista em Tradução de Inglês pelo Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto (UNESA). Integrante dos Grupos de Pesquisa em Empreendedorismo Imigrante (UFF/UNIGRANRIO); Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade (ITS/UTFPR); Estudos de Tradução: Multifaces e Multisemioses (Et-Multi/UFPA); e do Grupo de Trabalho GTA-PB (IFSP-São Carlos), que coordena ações de iniciação científica e extensão voltadas para letramento tecnológico, ensino computacional e robótica educacional.

Ana Paula Kuczmynda da Silveira, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

É professora efetiva de língua portuguesa e língua inglesa no IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina), lotada no câmpus Gaspar. Possui mestrado e doutorado em Linguística obtido junto ao Programa de Pós-graduação em Linguística (2009 e 2013) da Universidade Federal de Santa Catarina, e graduação em Letras Inglês/Português realizada na Fundação Universidade Regional de Blumenau. É diretora-geral do IFSC - Câmpus Gaspar e líder do Grupo de Pesquisa em Multiculturalidade, Interseccionalidades e Formação de Professores. Desenvolve pesquisas na área de letramentos/multiletramentos em língua materna, ensino e aprendizagem de língua portuguesa como primeira língua e língua de acolhimento, educação bilíngue e formação de professores. 

References

BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. 11. ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. p. 262-306.

BAKHTIN, M. Toward a philosophy of the act. Austin: University of Texas Press, 1993. DOI: https://doi.org/10.7560/765344

BRITTO, L. P. L. A sombra do caos: ensino de língua x tradição gramatical. São Paulo: Mercado de Letras, 2002.

BRONCKART, J. P. Atividade de linguagem, texto e discurso: por um interacionismo sociodiscursivo. São Paulo: EDUC, 2001.

CAMPOS, M. Gêneros acadêmicos: resenha, fichamento, memorial e projeto de pesquisa. Mariana: Fundação Presidente Antônio Carlos, 2010.

CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica. 3. ed. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.

DAUNAY, B. Metáfrase e paráfrase: modalidades da apropriação do discurso de outrem na escrita acadêmica. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 20, n. 2, p. 363-380, 2020. DOI: 10.1590/1982-4017-200208-8019. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/7997 DOI: https://doi.org/10.1590/1982-4017-200208-8019

DIAS, R. Writing abstracts in the university context: combining genre-based and process-oriented approaches. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, n. 1, p. 240–263, 2020. DOI: 10.1590/010318136577815912020 DOI: https://doi.org/10.1590/010318136577815912020

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (org.) . Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 95-128.

FONSECA, J. Z. B. Universidade e produção de conhecimento na formação inicial: uma estratégia didática para o ensino da escrita acadêmica. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 58, n. 3, p. 1264–1281, 2019. DOI: 10.1590/010318135475015832019 DOI: https://doi.org/10.1590/010318135475015832019

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 9, n. 1, p. 5-45, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639037. Acesso em: 4 dez. 2022.

GERALDI, J. W. O texto na sala de aula – leitura & produção. 3. ed. Cascavel: ASSOESTE, 1984. DOI: https://doi.org/10.17851/2447-0554.3.3.57-59

HALTÉ, J. F. O espaço didático e a transposição. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 2, n. 5, p. 117-139, 2008. DOI: 10.5007/1984-8412.2008v5n2p117. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2008v5n2p117

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Brasil no pisa 2018. Brasília: INEP, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 21 out. 2022.

INEP - INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Relatório microdados enem 2021. Brasília: INEP, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem. Acesso em: 21 out. 2022.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia científica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis e metodologia jurídica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. São Paulo: Atlas, 1991.

MOTTA-ROTH, D. Escritura, Gêneros Acadêmicos e Construção do Conhecimento. Letras, Santa Maria, n. 17, p. 93–110, 1998. DOI: 10.5902/2176148511501

MOTTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.

OS HÁBITOS de leitura do brasileiro: afinal, o que e por que estamos – ou não – lendo?. Rio de Janeiro: Globo, 2021. Disponível em: https://gente.globo.com/texto-os-habitos-de-leitura-do-brasileiro/#:~:text=No%20Brasil%2C%20apenas%20pouco%20mais,puxada%20especialmente%20pelos%20mais%20ricos. Acesso em: 21 out. 2022.

PETITJEAN, A. La transposition didactique en français. Pratiques: Théorie, Pratique, Pédagogie, [s. l.], n. 97-98, p. 7–34, 1998. DOI: 10.3406/prati.1998.2479. Disponível em: https://www.persee.fr/doc/prati_0338-2389_1998_num_97_1_2479 DOI: https://doi.org/10.3406/prati.1998.2479

PONTES, L. M. da S. Ansiedade em estudantes do ensino superior: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.

RIOLFI, C. R.; IGREJA, S. G. Ensinar a escrever no ensino médio: cadê a dissertação?. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 1, p. 311-324, jan./abr. 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000100008

SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. 3. ed. Campinas, Mercado de Letras, 2013. p. 35-60.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013.

SILVA, M. C.; BOTELHO, L. S.; OLIVEIRA, M. C. C. A produção de resumos acadêmicos na universidade: percepções de modelos de ensino-aprendizagem na perspectiva dos letramentos. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 60, n. 2, p. 580-594, 2021. DOI: 10.1590/0103181310246411820210612 DOI: https://doi.org/10.1590/0103181310246411820210612

SILVA, P. N. da; ROSA, R. O plano de texto do artigo científico: caracterização e perspectivas didáticas. DELTA: Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, São Paulo, v. 35, n. 4, p. 1-38, 2019. DOI: 10.1590/1678-460X2019350409 DOI: https://doi.org/10.1590/1678-460x2019350409

Published

2023-04-14

How to Cite

CUNHA, Victoria Barboza de Castro; SILVEIRA, Ana Paula Kuczmynda da. Critical academic literacy through summary sheets. Entretextos, Londrina, v. 23, n. 1Esp, p. 234–253, 2023. DOI: 10.5433/1519-5392.2023v23n1Espp234-253. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/47130. Acesso em: 31 mar. 2025.

Issue

Section

Artigos - Dossiê: Sequências Didáticas de Gêneros: uma homenagem do grupo de pesquisa Linguagem e Educação (LED) ao Professor Joaquim Dolz