A didatização da canção no livro didático de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p43Palavras-chave:
Canção, Livro didático, Ensino de língua portuguesa.Resumo
Objetivos: A presente proposta objetiva analisar a maneira com que a canção, uma prática social de linguagem, é didatizada na constituição do livro didático de língua portuguesa.
Metodologia: Nossas análises se encaminham por identificar o tratamento da canção a partir da consideração de três categorias de análise, a saber: 1) gênero discursivo; 2) gênero textual e 3) pretexto à gramática. Alicerçamo- nos nas teorias de Bakhtin e do Círculo, bem como nas postulações de pesquisadores que endossam essa visão epistemológica e mobilizam tais aportes para a compreensão de distintos objetos de estudo, dentre os quais se encontra, também, o ensino de línguas. Nosso corpus é composto por propostas que didatizam a canção na coleção Português-Linguagens (2015).
Resultados:Dentre os resultados obtidos, observamos que, no tocante ao trato da canção, a dimensão textual e/ou a dimensão discursiva são superficialmente exploradas pelas didatizações analisadas.
Conclusões: destacamos a necessidade de pensarmos a produção do material didático em uma preocupação mais condizente com as reais necessidades comunicacionais dos educandos, uma vez que,
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