A didatização da canção no livro didático de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2021v21n2p43

Palavras-chave:

Canção, Livro didático, Ensino de língua portuguesa.

Resumo

Objetivos: A presente proposta objetiva analisar a maneira com que a canção, uma prática social de linguagem, é didatizada na constituição do livro didático de língua portuguesa.
Metodologia: Nossas análises se encaminham por identificar o tratamento da canção a partir da consideração de três categorias de análise, a saber: 1) gênero discursivo; 2) gênero textual e 3) pretexto à gramática. Alicerçamo- nos nas teorias de Bakhtin e do Círculo, bem como nas postulações de pesquisadores que endossam essa visão epistemológica e mobilizam tais aportes para a compreensão de distintos objetos de estudo, dentre os quais se encontra, também, o ensino de línguas. Nosso corpus é composto por propostas que didatizam a canção na coleção Português-Linguagens (2015).
Resultados:Dentre os resultados obtidos, observamos que, no tocante ao trato da canção, a dimensão textual e/ou a dimensão discursiva são superficialmente exploradas pelas didatizações analisadas.
Conclusões: destacamos a necessidade de pensarmos a produção do material didático em uma preocupação mais condizente com as reais necessidades comunicacionais dos educandos, uma vez que, 

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Biografia do Autor

Jaqueline Silva Moreto Cabral, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Mestre em Letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Professora da rede estadual do Espírito Santo.

Yuri Andrei Batista Santos, Universidade de São Paulo -USP; Université de Paris (UParis)

Doutorando em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo  e em Sciences du Langage (Université de Paris). 

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Publicado

29-12-2021

Como Citar

CABRAL, Jaqueline Silva Moreto; SANTOS, Yuri Andrei Batista. A didatização da canção no livro didático de língua portuguesa. Entretextos, Londrina, v. 21, n. 2, p. 43–62, 2021. DOI: 10.5433/1519-5392.2021v21n2p43. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/42884. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos