A (des)construção representacional do partido dos trabalhadores na revista Veja
DOI:
https://doi.org/10.5433/1519-5392.2007v7n1p91Palavras-chave:
Discurso, Representações sociais, Heterogeneidade enunciativa. Memória discursivaResumo
Neste artigo refletimos sobre o papel da mídia na construção/desconstrução de representações sociais. À luz da Análise de Discurso de linha Francesa, nosso objetivo é compreender discursivamente como a mídia cria, recria e legitima, enquanto efeitos de sentido, uma representação social do Partido dos Trabalhadores (PT) a partir da crise de corrupção ocorrida no governo de Luís Inácio Lula da Silva em 2005. Recortamos como material de análise - a partir de um arquivo temático de capas da revista Veja sobre o PT - a edição de n. 1923, de 21/09/2005. Levantamos diagnósticos de discursividade nas materialidades lingüística, imagética e sócio-histórica a partir dos eixos intradiscursivo e interdiscursivo, detectando a heterogeneidade de vozes e redes de memória discursiva em que velhos e cristalizados discursos acerca do PT foram retomados para re-significar, em face de um particular contexto sócio-histórico e ideológico. Ao final do processo analítico percebemos que vozes conflituosas, dissonantes e heterogêneas relativas a uma antiga representação do partido foram deslocadas, negadas e comparadas, alimentando e nutrindo uma nova representação social do PT, que tem a capacidade de apagar, transformar, promover e consolidar as relações do partido na trama da sociedade.Downloads
Referências
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 2. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2004.
ORLANDI, Eni de Lurdes Puccinelli. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, Michel. Análise Automática do Discurso (AAD-69). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethânia Sampaio Correa Mariani. et. al., Campinas: Editora da UNICAMP, 1993, p. 61-162.
PÊCHEUX, Michel; FUCHS, Catherine. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas (1975). In: GADET, Françoise; HAK, Tony. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Trad. Bethânia Sampaio Correa Mariani. et. al., Campinas: Editora da UNICAMP, 1993, p. 163-252. S
ANT'ANNA, Affonso Romano de. Paródia, paráfrase & Cia. ed. 7. São Paulo: Editora Ática, 2004.
VEJA, São Paulo: Editora Abril, v. 1, n. 1923, set., 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Entretextos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Entretextos adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do/s autor/es.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.












