A reescrita nos documentos oficiais: da literatura científica aos PCN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1519-5392.2014v14n2p102

Palavras-chave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Retextualização, Reescrita

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar um dos documentos oficiais norteadores da educação básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN (BRASIL, 1998). O intuito principal da pesquisa é investigar como o conceito de reescrita foi retextualizado da literatura científica - Geraldi (1995), Jesus (1995), Pasquier & Dolz (1996) para os PCN. Trata-se de uma pesquisa documental (SÁ-SILVA et al, 2009) de abordagem qualitativa (LÜDKE & ANDRÉ, 2012). Pode-se concluir que os PCN apenas resumem, ficham e sintetizam teorias acadêmicas sobre reescrita (SILVA; MELO, 2009). Constata-se que tanto os PCN quanto os autores defendem que o ato de reescrever não deve ser entendido apenas como reformulação/correção de estruturas gramaticais consideradas inadequadas, mas um processo complexo que engloba atividades várias, ao possibilitar que o aluno reflita sobre a própria língua e, posteriormente, aprimore a escrita.

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Biografia do Autor

Adair Vieira Gonçalves, Universidade Federal da Grande Dourados

Doutorado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor na Universidade Federal da Grande Dourados. 

Alexandre Martins Pinho, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduando em  Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados

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Publicado

27-04-2015

Como Citar

GONÇALVES, Adair Vieira; PINHO, Alexandre Martins. A reescrita nos documentos oficiais: da literatura científica aos PCN. Entretextos, Londrina, v. 14, n. 2, p. 102–115, 2015. DOI: 10.5433/1519-5392.2014v14n2p102. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/entretextos/article/view/16544. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos